Será que os brinquedos sexuais ajudam com os sintomas da menopausa?

brinquedos sexuais

Vida sexual e menopausa, duas realidades opostas ou não? Apesar dos dias que correm, a verdade é que ainda existe algum tabu em falar sobre a vida sexual na menopausa, no entanto, este deve ser um tema trazido a debate.

De forma a aligeirar o tema, a FUN FACTORY, uma empresa positiva para o sexo, associou-se à Momotaro Apotheca, uma marca de bem-estar sexual para criar uma campanha chamada “Menopausex” que tem como propósito ajudar mulheres na menopausa a reduzir os sintomas.

Mas o que a ciência tem a dizer sobre o tema? Apesar de ainda ser necessário fazer mais pesquisa sobre os benefícios dos brinquedos sexuais para a menopausa, a North American Menopause Society (NAMS) refere que alguns destes dispositivos podem ajudar a lidar com alguns dos sintomas.

Problemas como secura vaginal, baixa libido, orgasmos fracos, entre outros, podem ser melhorados. De notar que os vibradores podem aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais, bem como ajudá-la a ter um melhor conhecimento sobre o seu corpo. Estes brinquedos podem ainda servir para apimentar a sua vida sexual com o seu parceiro, combatendo assim o tédio que se pode instalar na relação a longo prazo.

A NAMS refere ainda que o aumento de fluxo sanguíneo nos tecidos vaginais irá promover uma função sexual saudável, estimulando a vagina que se alonga e dilata com o relaxamento dos músculos. Essa descontração é útil para a menopausa, pois algumas mulheres podem sentir dor na penetração durante este período já que a abertura vaginal fica mais apertada e irritada e os músculos podem perder elasticidade.

De notar ainda que de acordo com uma pesquisa da FUN FACTORY, que incluiu mil mulheres com mais de 40 anos, apenas uma em cada cinco entrevistadas na menopausa acusou perda de libido. Essa percentagem revelou ainda que deseja uma vida sexual feliz. Já 40% das entrevistadas explicaram que a sua vida sexual melhorou à medida que se aproximavam ou viviam a menopausa e apenas 12% relatou o contrário.