Será que os tons escuros de cabelo nos envelhecem? Temos a resposta

gift-habeshaw-tb869qXG2-g-unsplash
[Fotografia: Unsplash]

As tintas escuras podem ser a solução para recuperar o cabelo após um processo químico o ter danificado, mas há quem diga que os tons mais escuros nos fazem parecer mais velhas. Será verdade?

A crença de que tons escuros acrescentam mais uns anos à nossa aparência pode ser verdadeira em vários casos: quando passa de uma cor clara para um tom muito mais escuro; quando se pinta o cabelo de um tom preto profundo; quando se tem pele clara; quando não se cuida da saúde do rosto e cabelo.

A razão pela qual os tons escuros envelhecem é porque eles têm um efeito de ‘alto contraste’ na pele que destaca as feições e, portanto, acentua linhas finas e rugas, chamando a atenção para manchas e sinais de envelhecimento.

Mas não se preocupe, existem maneiras de usar estes tons sem que pareça que tem mais 20 anos.

O segredo para usar tons escuros e parecer jovem

O segredo mais importante para que uma tonalidade escura não envelheça o seu rosto é que ela nunca deve ser mais profunda do que a cor original do cabelo. Aliás, para deixar as suas feições mais suaves e frescas, o ideal é aplicar uma tonalidade dois ou três tons abaixo da natural e utilizar outra cor um pouco mais clara nos contornos faciais para dar luz e harmonia ao rosto.

Se usar tinta escura, evite penteados muito lisos ou ‘colados’ à cabeça, pois eles fazem com que pareça mais velha instantaneamente. Opte por um estilo de ondas suaves.

Para além disso, é fundamental ter uma boa rotina capilar e alimentar, na qual inclua champôs e amaciadores adequados às suas necessidades, aplique máscaras nutritivas e consuma vitaminas, proteínas e ácidos gordos suficientes.

E, claro, não se esqueça da pele. Os principais passos para mantê-la saudável, uniforme, suave e jovem são tirar a maquilhagem todos os dias, lavar o rosto e aplicar um creme hidratante.