Será Virginie Viard a próxima mulher à frente da Chanel?

Os desfiles da Chanel na semana de moda de Alta-Costura foram dos que mais se destacaram até agora. A casa francesa marcou pontos ao nível da beleza e pela sua noiva, que desfilou de touca e fato de banho. Mas a grande surpresa foi a ausência de Karl Lagerfeld. O diretor criativo da marca não compareceu no final do desfile como habitual, tendo sido substituído por Virginie Viard, o seu braço-direito.

A especulação sobre a eventual saída de Karl Lagerfeld da Chanel não é recente, mas ganhou renovada força com esta ausência. Já desde o início de 2016 que circulam rumores que a saúde do designer, atualmente com 85 anos, estaria a precipitar a sua reforma. Na altura, Lagerfeld desmentiu os rumores e afirmou, numa entrevista à revista Harper’s Bazaar, que os seus contratos com a Chanel e a Fendi eram vitalícios.

E se, há três anos, essa era a realidade, agora pode não ser bem assim. A Chanel emitiu dois comunicados, no final de ambos os desfiles, afirmando que Karl se encontrava cansado e que pediu a Virginie Viard que o substituísse. Era esperado que comparecesse ao segundo desfile, mas tal não se verificou. Num comunicado posterior, a Chanel desejou apenas rápidas melhoras ao designer, sem adiantar pormenores.

Com estas ausências começa-se também a especular o futuro da direção criativa da marca fundada por Coco Chanel e o lugar que a mulher que é atualmente braço-direito de Lagarfeld pode vir a ocupar no futuro.

Virginie Viard, a próxima mulher à frente da Chanel?

Nos últimos desfiles, Karl fez questão de levar Virginie Viard consigo. A francesa faz parte da sua equipa há mais de 30 anos, altura em que ingressou na Chanel como estagiária. Atualmente é diretora criativa do estúdio Chanel e acompanha Lagerfeld em todo o processo de execução das coleções.

Mas Viard não é apenas um membro na equipa de Lagerfeld. Numa entrevista ao jornal The Telegraph, em 2017, revelou que mantém uma relação de amizade próxima com o designer. “Falamos todos os dias – ele liga-me e envia-me esboços para o telemóvel – e vemo-nos todos os dias. A cumplicidade é total”, afirmou.

Na mesma entrevista, explicou que as suas funções passam por dar vida às coleções com os ateliers a partir dos esboços de Karl. “Coordeno as equipas, reúno com os fornecedores e escolho os tecidos. Depois, claro, faço os fittings com o Karl. Assim que recebo os esboços dele o processo começa. Tento agradar-lhe, mas também gosto de o surpreender”.

Quanto às suas inspirações, não esconde que o legado de Coco Chanel a inspira, e que é quase como se ainda estivesse viva. Mas não deixa de lado Lagerfeld, que aponta como outra das suas grandes inspirações.

Não se sabe se Virginie será, efetivamente, apontada como sucessora de Lagerfeld. Primeiro, porque o próprio não anunciou a sua reforma e, apesar da sua saúde, não se avançou até à data nenhuma possibilidade nesse sentido. Da mesma maneira, nem sempre as marcas optam por dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo diretor criativo anterior.

Se tal acontecesse, contudo, Viard seria a segunda mulher à frente da casa, antecedida apenas por Gabrielle. Desde o falecimento da fundadora, em 1971, a casa teve apenas um outro diretor criativo, Karl Lagerfeld.

Recorde na galeria as propostas da Chanel para a primavera/verão 2019.

[Imagem de destaque: Instagram @chanelofficial]

Alta-Costura: A inspiração punk de Chanel e os mimos de Dior

Chanel diz adeus às peles exóticas