Serão os piercings as novas tatuagens? Veja os cuidados a ter quando faz um furo

Tendência cada vez mais comum, o recurso aos piercings parece suscitar cada vez mais interesse junto de adolescentes e jovens adultas. Numa altura em que, cada vez mais, há mais gente a colocar mais do que uma peça no corpo, é tempo de perceber que cuidados devem ser acautelados na hora de se sujeitar a esta prática.

Ao Delas.pt, duas body piercers explicam os cuidados necessários a cumprir quando se faz um furo e quais os piercings mais populares nas suas lojas. Alexandra Silvestre está encarregue dos piercings na loja Golden Dragon, em Torres Vedras e confirma que “tem havido um aumento no bodypiercing efetuado nas orelhas” e que a maioria é feito em raparigas entre os 14 e os 25 anos.

Já MC, body piercer na Queen of Hearts, em Lisboa, admite que esta pode ser uma tendência mais usual agora, mas que no seu estúdio a perfuração de orelhas sempre foi uma constante. Embora existam pessoas de todas as idades a recorrer à sua loja, há uma maior predominância para o início acontecer mais tarde, a partir dos 18 anos e at+e aos 25.

Os piercings nas orelhas sempre foram populares

Ter um ou dois furos nos lóbulos é o mais vulgar, no entanto, MC admite que ter, pelo menos, três ou mais furos nas orelhas é algo mais habitual hoje em dia. A Hélix também parece ser um dos sítios mais procurados para furar – veja na imagem abaixo os nomes dos locais onde podemos perfurar a orelha.

[Fotografia: Pinterest]

Alexandra Silvestre reconhece também que “as áreas mais comuns têm sido a hélix, no entanto, fazem-se muito frequentemente furos no tragus, front helix e rook”.

Mas há uma salvaguarda que ambas as artistas não querem deixar passar em branco: nenhum piercing, mesmo os chamados brincos nos lóbulos, devem ser feitos através do recurso de uma pistola de perfuração – o acessório tipicamente utilizado em ourivesarias ou mesmo farmácias. Quer por uma questão de higiene, uma vez que as pistolas não podem ser desinfetadas, como pela própria técnica de perfuração, que acaba por “romper a pele” de uma forma mais agressiva.

Cuidados a ter antes e depois de furar as orelhas

A body piercer de Torres Vedras afirma, desde logo, que “o calor não favorece áreas sensíveis. Por isso, se o momento escolhido for o verão, deverá haver um cuidado extra “na exposição solar ou outras fontes de calor”.

Já a especialista de Lisboa reitera que os piercings não têm “nenhuma norma sazonal“, mas que se aconselha a não frequência de piscinas e jacuzzis, uma vez que o cloro não ajuda na cicatrização. Já a água do mar, ajuda e acelera este processo.

Os principais cuidados, seja qual for a altura da perfuração, é “evitar ao máximo o contacto, evitar colocar perfume na zona, tinta de cabelo” ou outras substâncias que possam irritar a área, explica MC. De preferência, não dormir sobre o novo furo.

Alexandra Silvestre continua também a explicar que um piercing exige sempre cuidados diários, tais como “limpar a área com uma solução antibacteriana e remover cuidadosamente excessos de secreções secas“. Acrescenta ainda que “não se deve movimentar a peça, não só por não ser higiénico, como para evitar atritos indesejados”. Claro que cada processo de cicatrização depende de pessoa para pessoa ou de fatores como a idade ou se se é ou não saudável.

Já antes da perfuração, MC aconselha a que as pessoas durmam uma boa noite e comam bem antes de irem fazer o novo piercing. É também “fundamental” que não se consuma drogas ou álcool antes da perfuração porque pode não só sangrar mais como também sentir-se mais dor. “É importante estar-se são“, afirma a artista.

Quanto aos perigos adjacentes a esta perfuração, Alexandra Silvestre admite que, na sua maioria, estão ligados à infeção: “É necessário seguir à risca os cuidados prescritos pelo profissional e evitar os furos de orelha feitos com pistola“, explica a especialista. É preciso ter sempre em consideração que “sendo uma área sensível, esta não é isenta de dor e que parte do seu sucesso se deve às boas práticas de higiene e qualidade da peça colocada”. Os acessórios a utilizar devem ser sempre em titânio cirúrgico polido e esterilizado, reforça.

Percorra a galeria de imagens acima e inspire-se em algumas fotografias de piercings nas orelhas.

[Fotografias: Pinterest]

Conjuntos de brincos e piercings para quem adora ter as orelhas furadas

Mais de 40 tatuagens originais e divertidas para fazer com as amigas