Seja da escola para casa ou para atividades extracurriculares ou ainda para início e fins de convívios, um novo serviço de transportes promete “facilitar a logística familiar”, dando autonomia aos adolescentes, liberdade aos pais, mas sem que estes abdiquem da segurança dos filhos.
A nova funcionalidade Uber for Teens (Uber para adolescentes, em tradução literal) “permite que os jovens entre os 13 e os 17 anos tenham uma conta associada à dos seus pais ou respetivos responsáveis legais, que acompanharão em tempo real todas as viagens”, refere o comunicado enviado às redações.
Em caso de emergência, ”existe o botão que permite aos utilizadores ligar diretamente para o 112 e receber da ‘app’ toda a informação útil para partilhar com as autoridades, como a sua posição GPS em tempo real, a marca e modelo do carro e a matrícula”.
De acordo com a plataforma, vai ser possível saber “quando a viagem é pedida, os locais de início e destino final e a localização exata a cada momento”, garantindo ainda que os pais ou responsáveis legais dos menores conhecerão o “nome do condutor e informações sobre o veículo” de forma a que “saibam exatamente para onde o filho vai e quem está ao volante”, lê-se no comunicado.
A plataforma assegura que o serviço a adolescentes só vai ser possíível ser feito pelos “motoristas com a melhor experiência e avaliação na Uber”.
Para criar uma conta desta natureza será necessário que o progenitor ou o responsável legal tome a iniciativa ao “convidar o adolescente a aderir através do Perfil de Família na aplicação da Uber”. O jovem receberá depois “um link para descarregar o aplicativo, criar a sua conta Uber Teen e concluir o processo de configuração das ferramentas de segurança, que estarão constantemente ativas. Após a finalização deste processo, os adolescentes poderão começar a solicitar viagens”, detalha o comunicado.