Sete causas que podem explicar as dores durante o sexo

Couple going upstairs to the bedroom
Couple going upstairs to the bedroom

Evitar fazer sexo pode não ser uma questão de falta de amor. Na verdade, na grande parte dos casos nem é disso que se trata. É, antes, sinal de uma vida demasiado stressada ou agitada ou, na pior das hipóteses, de uma doença. E é destas que devemos falar porque precisam de ser tratadas, até por uma questão de bem-estar geral.

Segundo o site Healthline, fique a conhecer as sete patologias que incidem sobre o aparelho reprodutor feminino e podem ser amplamente dissuasoras do contacto íntimo como o parceiro.

Quase 730 mil portuguesas têm disfunções sexuais que precisam de tratamento

Segundo o estudo EPISEX-PT/Feminino – Prevalência das disfunções sexuais femininas em Portugal, empreendido pela Sociedade Portuguesa de Andrologia (que pode ser consultado aqui), estima-se que esta questão “atinja aproximadamente 2,2 milhões de mulheres portuguesas”, refere a investigação. Ou seja, mais de metade da população feminina (56%) com mais de 18 anos tem um problema – independentemente da intensidade e do grau – desta natureza.

Nesta investigação, que contou com inquéritos a 1250 portuguesas, com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos, foram ainda tipificados os vários tipos de disfunção: “Cerca de 1.523.000 mulheres (35%) têm algum grau de diminuição do desejo sexual e cerca de 1.254.000 (32%) referem algum grau de diminuição da excitação/ lubrificação.”

O mesmo estudo aponta para uma percentagem de 32% das mulheres (1.254.000) a reportar “algum grau de dificuldade de orgasmo” e 34%, ou seja, 1.332.000 portuguesas (34%) a relatar “algum grau de dor ou desconforto durante a relação sexual”.

Os investigadores distinguiram, porém, a prevalência global da disfunção sexual moderada e grave, sendo esta muito menor e devendo ser olhada com precaução. “729.000 mulheres (19%) é o número de portuguesas que se deve considerar como possuidora de disfunção sexual, com necessidade de intervenção terapêutica”, lê-se no documento.

Veja abaixo as sete razões que explicam ou podem dar pistas sobre o que motiva as dores durante o sexo, e que não dispensam a consulta de uma opinião médica.

 

Vulvite: Trata-se de um problema de pele que causa fissuras na pele da vulva, podendo ser muito doloroso. Geralmente, é provocada por reações alérgicas a produtos perfumados como toalhitas, sabonetes, lubrificantes, preservativos, gel duche e, até, a detergentes para lavar a roupa.

Endometriose: De difícil diagnóstico, é uma das causas que não deve ser posta de parte já que, com o ciclo menstrual e o aproximar da menstruação, pode fazer com que as dores aumentem de intensidade, impedindo mesmo quaisquer relações sexuais. Estima-se que a doença atinja cerca de 240 mil mulheres portuguesas. É também a patologia que levou a atriz norte-americana Lena Dunham a remover, em novembro, o útero.

Vulvodínia: Descrita muitas vezes como um ardor, uma irritação ou como uma picada, a doença pode estar presente devido a fatores tão comuns do quotidiano como passar demasiado tempo sentada. Trata-se de uma dor crónica – facilmente confundível com dermatoses – e que pode prolongar-se por mais de três meses, não estando ligada a nenhuma infeção geral ou a uma condição médica.

Vaginite: De base bacteriológica, trata-se de uma inflamação dolorosa da mucosa da vagina que pode ter várias origens. Entre elas contam-se, por exemplo, a entrada na menopausa ou mais simplesmente uma inflamação posterior a uma reação alérgica da pele. Caracteriza-se pala produção de secreção vaginal anormal.

Vaginismo: Espasmos dolorosos e movimentos involuntários estão entre as causas que provocam dores nos músculos da vagina, podendo levar à oclusão total do canal. Na origem desta patologia podem estar causas de ordem física ou mental. As lesões, as reações alérgicas, os receios sobre o sexo e mesmo as mudanças hormonais podem agudizar estas dores, que podem ser impeditivas do cumprimento de atos simples do dia-a-dia como usar tampões ou submeter-se a exames ginecológicos pélvicos

Quistos nos ovários: A presença destas massas – mais ou menos líquidas e de formação diversa – dentro do aparelho reprodutor podem provocar dores fortes durante o sexo. A formação e existência deste tipo de nódulos pode ser já indicativo da presença de uma doença prévia como, por exemplo e já referido, a endometriose. Os quistos podem também desenvolver-se durante a gravidez. Devem sempre ser analisados, despistando, desta forma, outro tipo de doenças.

Doença inflamatória pélvica: Esta patologia caracteriza-se pela inflamação bacteriana do aparelho reprodutor – trompas de Falópio, ovários e útero -, tornado a penetração sexual extremamente dolorosa. Frequente em mulheres jovens e que tenham tido múltiplos parceiros, deve ser tratada com toda a rapidez já que pode ser sinal de uma inflamação maior e préexistente. Entre os sintomas contam-se o ardor, menstruação irregular, dor pélvica ou abdominal durante o sexo e febre baixa, mal-estar, desconforto, fadiga e até vómitos.