Sete atitudes que a fazem parecer mais forte, mesmo que não pareça

iStock-1181598880 (1)
[Fotografia: iStock]

Mais do que dizer que está sempre certa ou que faz tudo bem, nem sempre são esses comportamentos que imprimem nos outros a impressão de que se é uma mulher forte e à prova de bala. Aceitar que se erra e reconhecer os passos em falso são caminhos que levam os outros a olhar para quem o faz com respeito e humanidade.

Não há mal em errar, o problema esta na repetição do erro mesmo quando já se percebeu que essa não é a solução. Com um novo ano à porta e em jeito de balanço de véspera, nada como olhar para o que tem feito e pensar o que pode mudar, sem receios.

Veja abaixo sete atitudes que a vão ajudar a estar melhor consigo própria e que, mesmo que deem a impressão de que se trata de fraqueza, funciona exatamente ao contrário.

Saber ser vulnerável: Mais do que ser imbatível e insensível às dores e às quebras, mostrar que se é frágil ou menos forte não provoca uma má impressão. Pelo contrário. Ora tal indica que não ter receio de mostrar o que se sente é também uma mais-valia no sinal emitido junto dos outros.

Pedir ajuda: Ninguém conquista nada sozinho. Saber trabalhar em equipa, gerir e pedir são atos que podem fazer a diferença, são sinal de força.

Ter medo, mas não paralisar: O receio de arriscar e falhar é imanente ao ser humano. Contudo, uma mulher forte sabe reconhecer que tem medo, mas não se deixa bloquear por esse sentimento. O esforço é e tem de ser valorizado.

Aprender com os erros: Uma mulher forte ganha, claro, mas também sabe perder, porque é também no fracasso que se aprendem novas formas e novos caminhos, conduzindo a um destino melhor. Tentativas, erros e acertos que devem levar à reinvenção e busca de alternativas, à criatividade.

Saber o que quer: Quer a nível pessoal, quer a nível profissional, o caminho passa por saber o que se pretende, com clareza. Saber estabelecer limites e procurar atingi-los. Tal implica conhecer-se bem a si própria e saber reconhecer pontos fortes e fracos, gerindo-os e sem tentar ser perfeita a qualquer custo.

Cuidar: Ninguém está bem se não tiver saúde ou não ratar do corpo e da mente por igual. Uma mulher forte aos olhos dos outros e si própria tem prioridades absolutamente pessoais, cuida de si e, não menos importante, sabe quando parar para recuperar.

Ser coerente: Saber reconhecer o erro e mudar de opinião não é falta de coerência, é saber o que se procura e não desistir enquanto não se encontra o que se pretende. Ser fiel a si e aos outros nas opiniões, nas crenças e nos objetivos é essencial.