Sete calmantes naturais para ajudar a controlar a ansiedade

iStock-811240664 (1)
[Fotografia: iStock]

Com a maior parte da população em isolamento social, é normal que surjam momentos de ansiedade, de angústia e até, de forma mais gravosa, ataques de pânico. Relativamente aos primeiros, há várias formas que a podem ajudar a tentar acalmar-se, recorrendo, por exemplo, a alguns alimentos, ervas e frutas, mas também a exercício.

Infelizmente, devido ao estilo de vida atual, é praticamente impossível ir a consultas com um psicólogo ou psiquiatra presencialmente. No entanto, existem várias iniciativas online para a ajudar.

Na impossibilidade de também não ter essa disponibilidade, os calmantes naturais surgem, então, como uma possibilidade, prometendo não causar prejuízo ao organismo. Porém, nenhum deles evita a que se recorra um especialista se os sintomas perdurarem.

É muito comum ouvir a frase “queres um chá de camomila para acalmar?”. Mas para além desta solução, que outros elementos naturais podem ajudar a controlar a ansiedade?

Maracujá: Esta fruta pode ser uma grande aliada no combate às crises de ansiedade. Isto porque o maracujá contém alcaloides e flavonoides, que são substâncias antidepressoras do sistema nervoso central e atuam como um analgésico e relaxante muscular.

Camomila: O principal nutriente da camomila são os flavonoides, que têm ação anti-inflamatória e são excelentes antioxidantes, combatendo radicais livres e prevenindo doenças crónicas.

Lavanda: A planta de flores violeta bastante conhecida pelo seu aroma apresenta vários benefícios para a saúde. Pode ser consumida por infusão (chá) ou quando presente em produtos em formas de óleos e loções. No caso de pessoas com ansiedade, a lavanda é mais indicada como chá ou como óleo essencial.

Cidreira: O chá feito com as folhas da cidreira possui uma ação calmante, é aromático e contribui para controlar a febre. Para além do consumo por infusão, também pode ser usada como óleo essencial.

Pimenta: A pimenta funciona como um calmante por ser rica em vitamina C e por conter endorfina, substância fabricada pelo cérebro e que funciona como calmante natural.

 

Banana: Esta fruta contém triptofano que é um precursor da serotonina, a hormona da sensação de bem-estar.

Chocolate: Este elemento é rico em antioxidantes e flavonoides, que ajudam a acalmar o sistema nervoso central.