Seis coisas que todos deveríamos entender antes dos 30 anos

iStock-545098584(1)

Viver é uma aprendizagem. À medida que vamos crescendo e vivendo mais, vamos também olhando para a vida com outros olhos, amadurecendo e aprendendo a lidar com as maiores adversidades que nos surgem. Mas existem algumas coisas que devemos mesmo já ter aprendido, antes de completarmos os 30 anos de idade.

Se no início da adolescência tínhamos a certeza de que já éramos donas de toda a razão, à medida que vamos crescendo aprendemos que isso não é verdade. Todos os dias tiramos lições das nossas ações e aprendemos a pensar antes de reagir.

A revista Vice decidiu perguntar a várias pessoas quais as maiores lições que foram aprendendo ao longo da vida e quais as lições que todos nós deveríamos aprender antes de chegar aos 30 anos de idade. E o Delas.pt juntou para si essa mesma lista.

Preparada?

Aprender a respeitar os nossos próprios gostos

Na altura da Universidade, é normal que tenhamos mais tempo livre e que, por isso, nos dediquemos a várias coisas ao mesmo tempo. No entanto, à medida que vamos crescendo e ganhando outras responsabilidades, aprendemos a gerir o nosso tempo de outra forma, dedicando-nos àquilo que realmente nos faz feliz e bem. E há uma altura em que simplesmente respeitamos e aprendemos a dizer ‘não’ a algumas coisas que simplesmente não vão ao encontro dos nossos gostos.

Saber fazer um balanço entre o prazer e o trabalho

Os 20 anos são, por normal, uma balança muito pouco bem feito entre o prazer (festas e festas sem fim) e a carreira (início de carreira carregado de trabalho e esforço). Mas, ao aproximarmos-mos dos 30 anos, deveremos aprender o equilíbrio perfeito entre a nossa carreira e a necessidade de tempo livre para fazermos o que gostamos. Nem tudo é festa, mas também não tudo é trabalho.

Parar para pensar, antes de reagir

Nos tempos de adolescência e no início dos anos 20, é normal que a maioria de nós reaja primeiro e pense depois. A impulsividade está muito mais vincada nessa altura, sendo que deverá ser atenuada com o passar do tempo. Antes dos 30 já devemos ter aprendido o suficiente, vendo a importância de primeiro pensar e refletir e só depois reagir. Não é que as pessoas cresçam e simplesmente deixem de sentir stress ou frustração com alguma coisa, simplesmente aprendem a pensar na situação antes de agir.

Saber que as relações devem ser fáceis

Não devemos pensar que as relações são sempre um mar de rosas, no entanto, aprendemos que elas devem ser fáceis e fluidas. Aprendemos que as relações não devem ser um segredo constante, que as relações tóxicas não devem ser mantidas e que embora seja normal existirem discussões, essa não deve ser a constante de uma relação. É preciso que se sinta bem na sua relação e que os momentos maus, em momento algum, se sobreponham aos bons. Com o passar do tempo, percebemos também que as relações, por vezes, simplesmente não funcionam. Não tem que ser culpa de ninguém, simplesmente não existe compatibilidade. E aprendemos também a deixar ir esse tipo de relacionamento.

Sair com os amigos é importante – mas não para discotecas

Se na adolescência e nos tempos da faculdade queremos muitos mais sair para discotecas do que ir beber um simples café, no final dos nossos 20 anos percebemos que ir para um bar conversar e beber uma cerveja, ou ir para um café conversar em círculo é muito mais enriquecedor do que ir para uma discoteca dançar a noite toda e não falar com ninguém.

Precisamos de aprender por nós mesmos

Feliz ou infelizmente, a vida é uma constante aprendizagem. E sim, nós temos de aprender através das nossas próprias aprendizagens. Por mais que alguém nos aconselhe ou dê sermões, nós aprendemos quando as coisas nos acontecem a nós. Portanto, por mais listas de ‘como ser melhor pessoa’ que leiamos, em ultima instância vamos aprender com as nossas próprias ações. E isso também é uma lição!