Sete em cada dez mães escondem stress dos familiares

mãe stress saúde mental estudo mulher família filho
[Fotografia: Unsplash/Bethany Beck]

Mais de 70% das mães deste milénio, ou seja, sete em cada dez, sente que têm de se fazer de fortes perante os familiares.34% admite sentir-se sobrecarregada durante a semana, 76 % estão esgotadas e exaustas. Contas feitas, falamos de oito em cada dez.

Estas são algumas das conclusões do estudo levado a cabo pela MDLIVE e que contou com mais de duas mil entrevistadas.

Metade das mulheres que participaram no inquérito acredita que, se partilhar os seus problemas com o companheiro ou familiares, não vão receber qualquer apoio ou vão sentir que falharam (46%). Seis em cada dez (61%) das progenitoras diz que não têm a quem pedir ajuda.

Entre as principais preocupações estão as finanças (40%) e saúde mental (37%). Cerca de 63% garantiu que procurou ajuda médica para tratar a saúde mental.

Quatro em casa cinco admitem que assumem as tarefas para garantir que são executadas. Para concluir o trabalho, o estudo apurou que seriam precisos quatro clones. Existe quem opte por contratar uma ama, assistente pessoal ou empregada doméstica. “As mães são das pessoas que mais trabalham que nós conhecemos”, afirmou diretora médica da MDLIVE, Shakira Espada-Campos, numa nota divulgada à Imprensa.