Tirar verniz, aplicar uma camada de protetor, limar e pintar parece ser o processo simples e básico para arranjar as unhas em casa. No entanto, para ter umas unhas perfeitas e um trabalho bem feito há muito mais a fazer.
Param quem é leiga na matéria, muitos são os erros que pode cometer e que a impedem de ter umas unhas sempre impecáveis.
Deixamos aqui alguns dos erros mais comuns que se comentem ao arranjar as unhas em casa.
Cortar as cutículas
Cortas as cutículas é um erro muito comum, muitas pessoas pensam que o mais indicado é pegar no alicate e simplesmente cortar esta pequena pele, mas a verdade é que não é bem assim. As cutículas são muito frágeis e permeáveis e ao cortá-las pode criar uma infeção. A melhor solução é humedecer estas peles com um óleo nutritivo e depois empurrar delicadamente com um utensílio próprio.
Não aplicar uma base
A aplicação de uma base para proteger a unha é um passo fundamental para a manter saudável, porém muitas vezes saltamos esta etapa e aplicar logo o verniz. A utilização da base não só protege a unha e evita que esta fique amarelada como ainda faz com que o verniz segure melhor.
Limar as unhas de frente para trás
Limar as unhas da direita para a esquerda é a melhor forma e outra coisa importante é limar sempre na mesma direção para evitar danos.
Aplicação de verniz em unhas oleosas
Certificar-se que as unhas estão secas antes de aplicar o verniz. A realidade é que a manicure pode durar menos tempo em unhas oleosas.
Usar várias camadas de verniz
Apesar do que se pensa por vezes não é necessário aplicar muitas camadas de verniz para obter uma cor perfeitamente opaca, por vezes três demãos é o suficiente, pois com a base e o top coat são cinco camadas.
A aplicação de demasiadas camadas não só aumenta o tempo de secagem como também pode obter um resultado menos bom. O ideal é limpar bem o pincel antes de usar e espalhar bem o verniz na unha. Duas camadas são o suficiente para uma cobertura perfeita.
Dissolver o verniz com acetona
Quem nunca experimentou usar um pouco de acetona para deixar o verniz mais fluido? No entanto, este não é o melhor truque para um resultado perfeito, pois a acetona, apesar de deixar o verniz mais líquido, também lhe tira o brilho e o deixa menos resistente. Em vez da acetona opte por um diluente de verniz.
Tirar o excesso
Use um pincel de lábios que pode mergulhar em acetona e remova os excessos.
Agora que já sabe quais os erros mais comuns quando se arranja as unhas ficam aqui alguns produtos que a podem ajudar a ter uma manicure perfeita.