Sete exercícios de pilates em que pode incluir o seu filho

Shoulder Bridge 2
[Fotografia: DR]

Quem tem filhos, sabe o quão importante é brincar com eles e mantê-los ocupados. Mas também é de extrema importância ensiná-los desde cedo a ter hábitos saudáveis, como alimentar-se corretamente e como praticar atividade física regularmente. Sabia que o pilates pode ser uma ótima opção de atividade física para as crianças?

De acordo com a Holmes Place, para além dos inúmeros benefícios como a melhoria do equilíbrio, resistência, flexibilidade e mobilidade articular, o pilates protege as crianças de lesões precoces, ajuda no desenvolvimento psicomotor e aumenta a probabilidade de se tornarem adultos ativos e mais felizes.

Com o avanço tecnológico, as crianças estão cada vez mais sedentárias. Se antigamente os passatempos preferidos eram subir às árvores ou brincar às escondidas, hoje são o computador e o telemóvel.

E principalmente numa altura em que se está de quarentena devido ao surto da Pandemia do novo Coronavírus, este sedentarismo tende a acentuar-se ainda mais.

No entanto, se há algo que o Covid-19 tem ensinado é a olhar para dentro e a passar mais tempo no seio familiar. Por esta razão, é importante aproveitar estes momentos e fazer exercício físico de forma divertida.

A pensar em todas as mães que se querem exercitar, mas têm de cuidar dos filhos ao mesmo tempo, mostramos-lhe agora alguns exercícios em que pode incluir as crianças.

Bater as asas

Posição inicial: Mãe e filho devem estar em decúbito dorsal com as pernas elevadas, joelhos fletidos a 90 graus com a anca e as canelas paralelas ao solo. Os pés da criança devem estar apoiados nos pés da mãe, o tronco elevado 45 graus e os braços estendidos.

Execução: Ao expirar realizem cinco batimentos rápidos com os braços estendidos e ao inspirar batam outras cinco vezes os braços, até completar cem movimentos.

Ponte levadiça

Posição inicial: A mãe deve estar em decúbito dorsal com os braços apoiados na parte lateral do tronco, os joelhos fletidos e os pés paralelos apoiados no chão. A criança fica sentada em cima da anca da mãe.

Execução: Ao expirar eleve a anca e articule a coluna subindo vértebra por vértebra até apoiar a região das omoplatas. Na inspiração desça a coluna até apoiar as nádegas no colchão, sem que a criança perca o equilíbrio.

Levanta preguiça

Posição inicial: A mãe e a criança devem estar na posição de sentados com as pernas estendidas e braços estendidos à frente.

Execução: Ao expirar, façam uma retroversão da bacia e desçam a coluna, apoiando vértebra por vértebra no colchão. Inspirem na posição de deitado e levem os braços atrás da cabeça. Ao expirar subam a coluna de forma controlada. Inspirem na posição de sentada.

Prancha de Surf

Posição inicial: A mãe deve estar em posição de prancha com os braços estendidos à largura dos ombros, a coluna neutra e o abdominal ativado. A criança deve estar deitada no colchão por baixo da mãe.

Execução: A mãe mantém a posição e, sem oscilar o corpo lateralmente, vai tocando na mão da criança alternadamente – peça à criança para contar até dez.

Caranguejo

Posição inicial: Sentados sobre os ossos da bacia com as pernas cruzadas e as mãos a segurarem na parte lateral dos tornozelos.

Execução: Ao inspirar, inclinem posteriormente a bacia e desçam com a coluna enrolada até ao chão controladamente, até chegar à região das omoplatas. Ao expirar retornem à posição inicial e, na posição de sentado, troquem as pernas.

O Mergulho do Cisne

Posição inicial: Devem estar em decúbito ventral com os cotovelos flectidos e mãos apoiadas próximas da linha do peito. A coluna deve estar ereta, o abdominal ativado e as pernas paralelas.

Execução: Ao expirar estendam os cotovelos e a coluna. Ao inspirar,
retornem à posição inicial.

Mesa amovível

Posição inicial: Devem estar em posição de caixa, com a anca alinhada com os joelhos e os ombros alinhados com os pulsos. A coluna deve estar neutra e o abdominal ativado.

Execução: Ao expirar, a mãe estende o braço oposto ao da criança e tocam nas mãos. Ao inspirar retornem à posição inicial e troquem de lado.