Sete formas simples de tratar um escaldão em casa

iStock-165788550 (1)
[Fotografia: iStock]

O verão já chegou e as temperaturas têm estado altas. Mas apesar de a vontade de ir para a praia ser enorme, há quem prefira resguardar-se em casa devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Ainda assim, ficar em casa não é sinónimo de não apanhar sol, uma vez que muitas pessoas optam por ir para a varanda ou terraço para apanhar um pouco de vitamina D. Mas que ter atenção aos escaldões.

Apesar de ter a atenção de colocar o máximo de protetor solar, várias vezes ao dia, os acidentes acontecem, e as queimaduras solares também. No caso de adquirir uma, é importante saber quais as melhores formas de tratar este tipo de queimaduras.

Na Internet, existem vários exemplos de receitas caseiras que podem funcionar no tratamento das queimaduras – maionese e creme de leite são algumas das opções.

Assim, veja agora o que pode fazer para tratar estas queimaduras.

Aplique leite frio na pele

A dermatologista Kemunto Mokaya disse ao The Huffington Post que as proteínas presentes no leite frio podem ajudar a acalmar a pele inflamada e queimada pelo sol.

Da mesma forma, a dermatologista Tsippora Shainhouse sugeriu ao mesmo órgão de comunicação que o leite frio também contém ácido láctico, o que pode ajudar a prevenir qualquer descamação associada à queimadura.

“O ácido láctico no leite pode ajudar a esfoliar suavemente a pele descascada causada por queimaduras solares, especialmente quando as queimaduras estão a cicatrizar”, explica.

Kemunto Mokaya aconselha a molhar uma toalha macia em leite frio e depois esfregar o pano na pele queimada pelo sol.

Aplique creme de hidrocortisona na queimadura

Se está à procura de produtos eficazes, sem receita médica, para tratar o seu escaldão, um creme de hidrocortisona pode ser a solução.

Aplique uma camada fina de creme de hidrocortisona duas a três vezes ao dia, durante uma semana. Fazer isso ajuda a reduzir a inflamação na pele.

Faça uma compressa fria

A dermatologista Tsippora Shainhouse recomenda o uso de compressas frias para ajudar a reduzir a sensação de ardor associada às queimaduras solares.

“A água fria vai refrescar fisicamente a pele quente e queimada”, explica, acrescentando que “também minimiza, temporariamente, a dor”, refere.

Faça uma compressa com chá preto ou verde

Kemunto Mokaya afirma que o chá verde e preto são ótimos remédios caseiros para queimaduras solares, pois contêm taninos, que são polifenóis que possuem propriedades anti-inflamatórias.

Esses taninos ajudam a reduzir o inchaço e a inflamação associados às queimaduras solares permitindo que a pele refresque.

Para fazer sua própria compressa de chá, Kemunto Mokaya recomenda preparar o chá preto ou verde e esperar até que esteja frio. De seguida, molhe um pano macio no chá e aplique delicadamente na pele queimada pelo sol.

Compre um pouco de gel de aloé vera

O aloé vera contém propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a tratar queimaduras solares.

“O aloé vera contém um composto chamado aloína, que possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a vermelhidão, inchaço e dor e podem ajudar a acelerar a cicatrização em queimaduras leves a moderadas”, explica Tsippora Shainhouse ao The Huffington Post.

No entanto, como o aloe vera é um ingrediente natural, a especialista alerta que este pode causar dermatite alérgica de contacto se não tiver cuidado.

Aumente a ingestão de vitamina D

Todos sabemos que tomar suplementos de vitamina D ajuda a impulsionar o sistema imunológico. No entanto, provavelmente não sabia que a vitamina D também pode ser usada para acelerar o processo de cicatrização de queimaduras solares, especialmente quando tomada em altas doses, de acordo com Kemunto Mokaya.

“Um estudo de 2017 publicado no Journal of Investigative Dermatology revelou que altas doses de vitamina D, tomadas uma hora após uma queimadura solar, demonstraram reduzir a vermelhidão, inchaço e inflamação”, conta a especialista. “Os participantes do estudo que tomaram concentrações mais altas de vitamina D também demonstraram menos danos estruturais epidérmicos”, termina por explicar.

Não use vaselina para queimaduras solares – especialmente para a pele com bolhas

A aplicação de vaselina na pele queimada pelo sol, embora possa parecer reconfortante no início, pode sufocar a pele, retendo o calor do corpo, diz Kemunto Mokaya. Isso, por sua vez, pode piorar qualquer inflamação existente e dificultar a cicatrização da queimadura.