Sete regras para ser emocionalmente mais forte

Sete regras ajudar emocionalmente mais forte saúde corpo mente dicas
[Fotografia: Unsplas/Dev Asangbam]

A regra dos 25/5 do Warren Buffet. Não conhece a história? Reza a lenda que o bilionário norte-americano disse a um piloto para organizar uma lista com os 25 objetivos de carreira e fazer um círculo nos cinco principais.

A ideia era transmitir ao piloto para se focar nos objetivos principais e não se deixar distrair com o resto. Pois, por vezes, existe essa tendência e perde-se o foco das prioridades. Pode dizer ‘não’ em certas ocasiões para se focar no que mais interessa.

Responda sempre escrevendo ao contrário. Isto quer dizer que quando se depara com uma situação no trabalho, ou no dia-a-dia, ou tem de responder a um email do qual não gostou, experimente distanciar-se e ter empatia. Mostre-se disponível para discutir as ideias e chegar a um entendimento.

Quando quer tomar decisões faça sempre esta pergunta: O que vou achar deste assunto daqui a um dia, uma semana, um mês, um ano ou cinco anos?

Assim, vai começar a encarar as tomadas de decisão com mais leveza e dar o verdadeiro valor às situações mais difíceis quando acontecerem. O cérebro muda a forma como abordamos o assunto.

A regra dos cinco minutos também é uma boa opção para começar a investir em 2022. Quando se depara com uma tarefa que não quer fazer, muitas vezes acaba por mexer no telemóvel ou fazer outra coisa para se distrair.

É normal porque se trata do cérebro a fugir à tarefa. Porém, faça um acordo consigo e tente trabalhar naquela situação durante cinco minutos e depois pode desistir.

O seu cérebro vai achar que se trata de uma ação pequena e fica agarrado à atividade durante mais tempo.

Por sua vez, a regra do final do dia é mais fácil de aplicar. Defina uma hora para terminar o seu trabalho e liberte-se dos afazeres profissionais sempre àquela hora. Assuma o compromisso e vai ter uma maior probabilidade de ter um equilíbrio organizacional.

Já a regra da escrita baseia-se em escrever os pensamentos para ser mais fácil estruturá-los. Desta forma, esclarece o seu pensamento, melhora a memória e acaba por ser melhor compreendido pelos outros.

É importante que aprenda a autoavaliar-se. Quando se sentir preso numa situação ou com uma “branca” experimente avaliar o percurso até agora decorrido e faça um ponto de situação.

Veja o que pode melhorar e o deve manter. Uma mudança de perspetiva pode trazer vários benefícios ao trabalho.