Sete requisitos para se apresentar sempre bem e com êxito

Confident young woman holding brown trench coat

Nem sempre é fácil deixar uma boa primeira impressão. Seja numa entrevista de trabalho, num primeiro encontro amoroso ou num evento, há sempre o risco de fazer má figura. Para evitar que isso aconteça, reunimos sete aspetos a ter em conta quando nos relacionamos com os outros.

Porque criar uma imagem positiva ajuda não só na integração, contribuindo para que a nossa presença seja bem aceite, como pode resultar no início de uma boa amizade.

De acordo com Isabel Amaral, coach executiva e autora do livro Imagem e Sucesso: “A imagem que transmitimos baseia-se em três elementos fundamentais: a atitude (moldada pela nossa personalidade e maneira de ser), a aparência (aspeto físico, forma de vestir) e o comportamento (a forma como falamos e agimos)”.

Ter atenção a esses aspetos é fundamental para não comprometer o sucesso de uma relação.

Cuidados com a imagem pessoal: os gestos e reações que temos ajudam a revelar a nossa personalidade. Pessoas tímidas ou mais envergonhadas tendem a falar menos, por exemplo. Determinados cargos exigem pessoas assertivas, espontâneas e extrovertidas, trabalhar a nossa forma de ser e não nos privarmos de algumas oportunidades que possam surgir.

Cuidados com a imagem visual: a forma como nos vestimos diz muito sobre nós, ajudando-nos a distinguir dos outros. Ter um traje adequado ao trabalho que desenvolvemos é fundamental, assim como manter a higiene pessoal. Até porque dificilmente alguém se vai sentir bem de t-shirt e calças de ganga num evento onde todos surgem vestidos formalmente.

Pontualidade: este é um critério que varia um pouco de país para país, enquanto no Brasil são tolerados atrasos até meia hora, na Alemanha e na Suíça exige-se pontualidade rigorosa. Mas pelo sim, pelo não é melhor chegar a horas a todos os compromissos e não fazer o outro esperar.

Ser bem educado e positivo: ninguém gosta de ser mal tratado, por isso as boas maneiras e a simpatia podem ajudar muito a criar empatia. Falar de forma sorridente ou ter cuidado com as críticas, fazendo-as de forma cordial e positiva, mostram preocupação para com o outro.

Demonstrar consideração pelos outros: tratar todos bem e de forma igual é importante para criar boas relações. Vão existir sempre pessoas com quem se dá melhor, mas não deve descuidar-se no tratamento que dá aos outros, independentemente do cargo que ocupam.

Manter a discrição: saber guardar segredos é fundamental para criar confiança com os outros. Além de não ser bom ficar com o rótulo de cusco(a) podem deturpar aquilo que foi dito.

Falar e escrever bem: ter uma boa comunicação é importante para que se faça entender. Por isso convém ter atenção às palavras utilizadas, à construção das frases e à ortografia (caso esteja a escrever). Um erro pode destruir toda a boa imagem que tinha construído até ao momento.

Saiba como tem de ser um vestido apropriado para o trabalho

Blusas para vestir no escritório até €20