Sete sinais que indicam se está a ser emocionalmente controlada

iStock-487666180 (1)
[Fotografia: iStock]

Saber dizer em que altura um relacionamento amoroso se tornou abusivo pode ser algo difícil, especialmente quando existem inúmeras maneiras de um parceiro ser tóxico – desde discussões constantes, agressões verbais, perseguições e muito mais. Mas uma forma de abuso psicológico, denominada de controlo coercivo, é particularmente difícil de detetar.

O controlo coercivo descreve a necessidade de alguém ter o total controlo emocional sobre o/a parceiro/a, e, geralmente, é obtido através de táticas subtis.

“O controlo coercivo numa relação, por definição, não se refere a nenhum dos fatores que estão a ser controlados – dinheiro, interações sociais, regras na casa, atividades individuais – mas a ações são tomadas para ganhar controlo“, explica Joshua Klapow, psicólogo clínico, ao site Bustle.

O especialista afirma ainda que este controlo é feito “para influenciar um indivíduo que não possui as habilidades ou a confiança necessárias para discutir abertamente”.

Assim, de acordo com Joshua Klapow, há alguns sinais a que deve estar atenta numa relação amorosa e que podem ser sinal de que está a ser controlada e que deve separar-se. Veja agora quais são.

O seu parceiro confia em si para tudo

Um equívoco sobre o controlo coercivo é pensar que ele existe sempre de forma agressiva. Por vezes, o seu parceiro pode controlá-la através da confiança, o que inclui agir como se eles fossem incapazes de cuidar de si mesmos.

Quando esse for o caso, “o seu parceiro procura que lhe resolva todos os problemas – ele confia em si até ao ponto em que precisa de tomar decisões por ele”, diz Joshua Klapow.

Ele não tem independência e espera por si para atender a todas as suas necessidades. Como ele parece desamparado, ao invés de dominador, torna difícil identificar o quão tóxica a situação realmente é”, acrescenta o psicólogo.

Ele afirma ter mais conhecimento

Antes que perceba, o seu parceiro pode estar a controlar ativamente o seu dinheiro, tempo, amigos e atividades. “Ele pode exigir controlo, mas também pode conquistá-lo, fazendo-a pensar que é uma boa ideia“, aponta o especialista.

A coerção ocorre quando o parceiro afirma que é mais qualificado ou tem as melhores das intenções. “Ele pode explicar que está apenas a tentar ajudar quando, na realidade, está a tirar-lhe a sua independência”.

Ele é negativo sobre tudo

Alguém que exerce controlo coercivo, geralmente, está a tentar fazê-la acreditar que a sua vida é tão má que está prestes a desmoronar.

Como Joshua Klapow diz, “ele diz tudo sob uma luz negativa. Duvida de si mesmo, do seu relacionamento e do mundo e estará sempre à procura do próximo problema”.

Age de forma diferente quando está com o seu parceiro

Alguns sinais de controlo refletem-se na forma de como se sente sobre a pessoa com quem está. “Precisa de pensar, agir ou sentir-se diferente do que o normal quando está a discutir um tópico?” questiona Joshua Klapow. Nesse caso, pode ser um sinal de que o seu parceiro está a exercer controlo coercivo.

Está sempre ansiosa

Da mesma forma, outro sinal de controlo é a ansiedade que sente como resultado direto das ações do seu parceiro. Pode parecer que a tensão enche o ar, sobrecarregando-a.

Nestas alturas deve questionar-se se sente frustração, tensão ou ansiedade com frequência quando está com aquela pessoa de uma maneira que não sente com outras pessoas.

O relacionamento parece poder desmoronar a qualquer momento

Embora todos os relacionamentos tenham altos e baixos, como o psicólogo diz, pode perceber que muitas vezes se sente incerta do futuro da relação ou como se ela pudesse “explodir” a qualquer momento.

Também pode parecer que deve ser e agir de uma certa maneira para que o relacionamento funcione, porque “dizer a coisa errada” pode gerar uma discussão.

Está exausta

Lidar com a intensidade do controlo coercivo pode afetar o seu bem-estar geral, diz Joshua Klapow. Portanto, mesmo que seja fácil envolver-se num ciclo de abuso emocional – às vezes até ao ponto em que aceita as ações do seu parceiro como “normais” -, ainda é possível detetar os efeitos colaterais.

Semelhante à ansiedade, observe se está cansada após cada interação com a pessoa pois isso não é sinal de um relacionamento saudável.