Sete soluções para lidar com um emprego que não suporta

young woman working at home( headache)

Seja qual for o caso, persistir na empresa ou numa função que não suporta pode ter um grande impacto na saúde mental, sem mencionar a capacidade de estar presente porque corre o risco de ficar exausta ou simplesmente sentir ódio a invadir a personalidade.

Se deixar o emprego simplesmente não é uma opção no momento, é importante priorizar o próprio bem-estar. E isso, é claro, requer um pouco de estratégia, tanto no trabalho quanto em casa.

Afinal, em que consiste essa estratégia? Estas são algumas sugestões sobre como lidar com um emprego que odeia, de acordo com terapeutas e especialistas em carreira.

Lembrar do “porquê”

Se odeia o emprego, provavelmente ele está relacionado com o trabalho em si, ou talvez com o chefe ou colegas de trabalho. Se for esse o caso, tente lembrar-se por que entrou. Depois de se recordar o que a inspirou desde o início, tente explorar esses aspetos do trabalho novamente e relembrar as paixões, objetivos e valores que o atraíram.

Concentrar em pequenas vitórias diárias

Se desistir não for uma opção por enquanto, isso pode ajudar a mudar a mentalidade. Kyle Elliott, coach de carreira, sugere focar nas pequenas vitórias diárias que tornam o trabalho mais tolerável, em vez de fazer mudanças drásticas na carreira.

Recompensar

Pensar em algo pelo qual anseia no final do dia (ou semana) também pode motivá-lo a superar os momentos difíceis.

Passar tempo em casa

Pode ser difícil separar o trabalho quando está em casa. No entanto, é crucial tomar as medidas adequadas para “deixar o trabalho no trabalho”. Quando um pensamento ou sentimento relacionado ao trabalho surgir, faça o possível para afastá-lo.

Fazer pausas no trabalho

Reserve um tempo na agenda para aproveitar mais oportunidades de descanso mental e físico. A boa notícia é que as pausas não precisam ser longas para fazer a diferença.

As breves pausas frequentes podem reduzir a sobrecarga e economizar energia. Tente reservar alguns minutos a cada duas horas para alongar, respirar fundo, ligar para um amigo ou dar uma caminhada rápida.

Conversar com o chefe

Embora os supervisores interajam com os funcionários diariamente, eles podem não saber que não está a gostar do emprego. Se se sentir confortável – e se acha que vale a pena salvar o emprego -, explique como se sente.

“Há uma boa possibilidade de que eles consigam fazer algumas mudanças positivas para que se sinta melhor em relação ao trabalho”, diz Sam Johns, coach de carreira e redator de currículo profissional.