Sete tipos de personalidades financeiras, segundo especialistas

Dinheiro poupanças conta bancária responsabilidade financeira estudo dicas personalidade
[Fotografia: Unsplash/Josh Appel]

Nem todos têm o mesmo tipo de responsabilidade financeira e comportamentos face ao dinheiro. Por isso, os especialistas apuraram sete tipos de pessoas que lidam de formas diferentes com o dinheiro

O tipo de pessoa que faz dinheiro de forma compulsiva. É uma personalidade que associa o dinheiro à liberdade, felicidade e faz dinheiro de qualquer maneira, utilizando os lucros para comprarem o que quiserem, segundo a consultora Polly Bateman.

O poupador razoável: é uma pessoa que opta no dia-a-dia por manter o dinheiro na conta, sem fazer gastos desnecessários. No entanto, apesar de conseguir juntar dinheiro, acaba por não investir e ficar parado na conta.

O doador consiste numa pessoa que recorrer ao dinheiro para substituir os gestos afetuosos e demonstrar a sua afetividade. Por norma, são aqueles que oferecem as bebidas à noite e grandes prendas aos amigos.

Também existe o gastador. Pelo nome é fácil de perceber o que este tipo de pessoa faz ao dinheiro que ganha. Exato, é “chapa ganha, chapa gasta”, comprometendo o mês e ficando sem dinheiro. Tudo para agradar os outros e ter algum sentido de validação.

Há quem gaste o dinheiro para fazer experiências. Procuram viver momentos que lhe tragam algum sentido de aventura, com adrenalina, para fugir à realidade do quotidiano, sem terem planos para o futuro.

Existe o tipo de personalidade que não presta atenção aos seus gastos. Neste tipo de casos, podem tratar-se de pessoas com fragilidades de ansiedade e stress.

E ainda o preocupado, em que são obcecados com os seus gastos e olham todos os dias para a aplicação do banco para verificar o saldo bancário.