‘Sétimo Céu’, a série que mostra o amor e o desejo sexual num lar de terceira idade

7EME-CIEL-VISUEL-PROMO-1-ROSE-ET--JACQUES
[Fotografia: Divulgação/OCS]

Chama-se Sétimo Céu (Septième Ciel no original) e a série tem sido elogiada pela sua “audácia” ao colocar dois idosos de 80 anos como protagonistas do enredo e quebrar o tabu do libido entre estes numa sociedade que os perceciona como seres “decadentes” e “melancólicos” e os deixa para segundo plano em prol das camadas mais jovens.

A série de comédia conta a história de um homem e uma mulher, Jacques e Rose, que se apaixonam depois de se cruzarem no corredor de um lar de idosos dependentes e que decidem viver o seu amor na sua plenitude como se fossem dois adolescentes.

De acordo com o site terrafemina, este par romântico irá casar-se e a relação não ficará pelo plano espiritual, mostrando mesmo o “renascimento de um corpo abandonado”.

Segundo a criadora da série, Clémence Azincourt e Alice Vial, que realiza os episódios, a abordagem da série a estas personagens é feita de forma afetuosa, divertida e sensual.

A atividade sexual dos idosos irá ser “vista e também contada”, sendo tratados impulsos como “desejo, liberdade e despertar carnal”.

A paixão vivida por Rose e Jacques “incomoda” os seus familiares e “questiona” o universo dos lares de terceira idade, fazendo lembrar uma paixão proibida entre adolescentes.

A argumentista da série, Clémence Azincourt, “objetificou os idosos através de uma colorida galeria de retratos”, provando, dessa forma, que é possível criar uma história bonita sem ter de deixar de lado os mais velhos.