Setor têxtil francês une-se para produzir máscaras

Coronavirus EPA_Diego Azubel
[Fotografia: Diego Azubel/EPA]

A prioridade é para os profissionais de saúde e depois para os cidadãos. A indústria têxtil francesa, abalada violentamente pela pandemia do Coronavírus, está a juntar esforços para começar a produzir máscaras de proteção.

Segundo avança o jornal francês Le Figaro, esta terça-feira, 17 de março, os pioneiros da iniciativa são já Atelier Tuffery, especialista em produção de gangas, na região de Occitânia, e Les Tissages, de Charlieu, em Auvergne-Rhône-Alpes são as primeiras empresas a fazer essa escolha.

O primeiro fez essa mesma revelação no Twitter, avisando que irá produzir máscaras de tecido. Os próprios avançam que se trata de modelos respiratórios “não FFP2 ou 3”, mas dizem tratar-se de uma alternativa gratuita para quem precisa desta proteção adicional, que não vai – por serem apenas de tecido – ser tão competentes como as máscaras recomendadas diante desta pandemia de Coronavírus. Já a Les Tissages, empresa produtora de tecidos para moda, mobiliário e aeronáutica, referiu que estava a produzir modelos laváveis, aguardando ainda, noticia o mesmo jornal, a certificação por parte da Direção Geral de Armamentos. Uma vez reconhecida, a empresa diz conseguir produzir entre 30 a 50 mil máscaras por dia.

Iniciativas que se juntam às que foram anunciadas esta segunda-feira, 17 de março, e que partiram de empresas de luxo como a Kering e Louis Vuitton LVMH. Esta anunciou que iria colocar os seus laboratórios perfumistas e de cosméticos ao serviço da produção de gel desinfetante, a ser entregue gratuitamente aos 39 hospitais públicos.

Esta terça-feira, 17 de março, as medidas restritivas de combate ao Coronavírus impostas à população francesa voltaram a ser apertadas, isolando fronteiras da União Europeia e espaço Schengen e limitando deslocações por 15 dias.

Há mais de cem mil polícias nas ruas, há multas para quem sair de casa por quaisquer motivos que não razões profissionais, aquisição de produtos de primeira necessidade, acesso a cuidados médicos, socorro e apoio a familiares e pessoas dependentes ou para passear animais ou praticar desportos individuais. Em Paris, foram criados 150 postos de controlo.

Solidariedade também em Itália

Se França regista, esta terça-feira, 6664 casos de infetados com Coronavírus e 148 mortos, já Itália, o maior surto fora da China, regista já quase 28 mil infetados e 2158 mortos. Também neste país têm chegado ecos de solidariedade por parte da indústria da moda e para combater a pandemia do Coronavírus. Giorgio Armani anunciou a entrega de 1,25 milhão de euros para o apoio dos hospitais italianos e Donatella Versace doou 200 mil euros ao hospital milanês San Raffaele.