Publicidade Continue a leitura a seguir

Sexo casual e seguro? Sim, mas com estas regras bem definidas

Publicidade Continue a leitura a seguir

Se os planos passam por relações mais informais e mais descomprometidas, que começam cada vez mais em plataformas online de encontros coo, entre outras, Bumble, Tinder ou Grinder, então é importante ter em conta algumas regras, sobretudo as que dizem respeito ao consentimento e à segurança.

Não é preciso estar de pé atrás, mas a confiança cega também não é propriamente uma solução. O mesmo se deverá dizer da questão de saúde e das doenças sexualmente transmissíveis, que é preciso evitar a todo o custo.

Por isso, veja abaixo algumas recomendações simples se o plano é pelo sexo sem compromisso – tendo sempre em conta e evitando todos e quaisquer riscos que decorrem da pandemia -, mas definitivamente seguro.

Sê observadora e escolhe com cuidado

Independentemente das circunstâncias em que se conhecem, é importante responder a perguntas simples como “sente-se segura?”, “está assertiva?”, “sente que vai ser respeitada e compreendida?”. Estas perguntas parecem de resposta difícil no início, mas se vacila, é melhor não arriscar.

Se possível, conhece primeiro

Ainda que possa ser um envolvimento casual, conhecer a pessoa de antemão é importante na questão da segurança. Procura coordenadas nas redes sociais e noutras plataformas de maneira a que possas recolher o máximo de informação – gostos, preferências, hábitos, hobbies – sobre a pessoa.

Honestidade

Não vale a pena prometer, nem pedir promessas, Se os objetivos de ambos passam por encontros casuais, o melhor é seguir calmamente e sem expectativas. Nem se corrompa a si própria, dizendo que quer algo quando afinal quer algo mais. Vá com as certezas necessárias.

Envie a morada a uma amiga

Seja o encontro em sua casa ou em casa da outra pessoa, envie uma mensagem com a morada onde vai estar a uma das amigas mais próximas. Uma vez que se trata de uma pessoa que não faz parte do círculo de amigos mais comum, é importante garantir a segurança

Preservativos

São mútlplos os métodos anticoncecionais, mas apenas um consegue cumprir integralmente a proteção: o preservativo. Tem mesmo de ser usado para evitar doenças sexualmente transmissíveis

Consentimento

Esta questão deve estar muito bem definida. Independentemente de eventuais encontros prévios que já tiveram lugar, nada garante que este corra bem. É importante sentir-se respeitada e perceber que os limites de um não são levados em conta. Ir a casa de alguém não é dizer ‘sim’ a tudo.