Porque é tão difícil terminar uma amizade?

sexo e a cidade 3_1200_675
Kim Cattrall, Cynthia Nixon, Sarah Jessica Parker e Kristin Davis. As quatro atrizes que deram vida às protagonistas de O Sexo e a Cidade [Fotografia: DR]

Terminar uma amizade, seja ela longa ou curta, nunca é uma situação fácil e acaba sempre por deixar marcas. Uma amizade é uma ligação bastante forte e especial entre duas pessoas que pode terminar por diversos motivos.

Seja um mal-entendido, uma palavra mal escolhida ou a distância, todos estes motivos, e mais, podem ditar o fim de uma amizade. Uma questão que agora ganha relevo quando que se assiste ao reboot da série O Sexo e a Cidade sem Samantha (Kim Cattrall) na nova temporada And Just Like That, da HBO.

A irreverente Samantha Jones não aparece nesta temporada deixando Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Charlotte York (Kristin Davis) e Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) sozinhas. Ora, uma amizade como esta nunca se pensa que poderia terminar depois de tantas aventuras vividas por este quarteto feminino, mas a verdade é que acabou e a forma como a saída tem sido evocada tem sido amplamente criticada.

Da mesma forma que esta relação, com mais de uma década, chegou ao fim, também as nossas amizades podem acabar e deixar marcas.

Este fenómeno despertou o interesse do sociólogo Gerald Mollenhorst, da Universidade de Utrecht que desenvolveu um estudo no qual analisou a vida social de 604 alunos. No final da pesquisa, o sociólogo concluiu que apenas 30% dos alunos mantiveram as mesmas amizades que tinham no início.

“O fim de uma amizade acontece, por norma, durante um período de transição. Um amigo/a pode ter dificuldade em aceitar a mudança. Continuar solteiro e sem filhos pode ser um entrave quando o outro vai morar com o companheiro, casa e tem o primeiro filho”, explicou Barker, à publicação The Independent.

Um outro motivo pode estar relacionado com eventos importantes e traumáticos e a falta de apoio nessas ocasiões.

No entanto, nem tudo é mau e por vezes pôr fim a uma amizade pode trazer alguns benefícios quando já não há nada de bom a tirar da relação. Um bom exemplo são os chamados “amigos de copos“, aquelas pessoas com que basicamente só saímos à noite. Este tipo de amizade pode acabar por deixar de ser benéfica quando as nossas prioridades mudam e começamos a pensar em assentar.

Mas porque é tão difícil acabar uma amizade? O fim pode deixar um sentido de perda muito semelhante ao luto, dizem especialistas. A verdade é que os amigos são a família que escolhemos e, muitas vezes, passamos mais tempo com eles do que com o nosso agregado. Afinal, os amigos são aquelas pessoas que sabem tudo sobre nós e estão lá para os bons e maus momentos, e o fim dessa ligação é dolorosa. Passar por situações deste género pode acabar por levar, em casos mais extremos, a momentos depressivos.

Caso esteja a passar por uma situação semelhante e não exista forma de recuperar a amizade o ideal é procurar ajuda de um profissional.