Sexo: Guia para saber se é exibicionista sexual

iStock-1153308445 (1)
[Fotografia: iStock]

Se já se perguntou qual a razão pela qual algumas pessoas gostam de andar nuas pela casa, a resposta pode ser por elas serem exibicionistas. Mas não entenda mal: muitas mulheres gostam de chegar a casa e tirar imediatamente o soutien, e isso não significa que sejam exibicionistas. Mas alimentar-se da atenção do seu parceiro enquanto desfila sem roupa é algo considerado exibicionista.

Mas se o termo “exibicionista” não a faz sentir bem, provavelmente é porque nunca ouviu falar dele no contexto sexy. O lado sexy e consensual do exibicionismo pode ser usado para amplificar a sua vida sexual, libido e orgasmos. Então, permita-nos explicar tudo o que tem de saber sobre este assunto.

O que é o exibicionismo?

Para quem gosta de ser o centro das atenções “ser exibicionista já é uma tendência que possui, mesmo que não tenha trazido o termo diretamente para uma situação sexual”, diz a sexóloga Carol Queen à revista norte-americana Cosmopolitan.

Num contexto sexual, “exibicionismo é um termo sexual no qual a pessoa sente excitação com a ideia ou realidade de ser vista nua ou envolvida em atividades sexuais por outras pessoas“, diz a sexóloga clínica Sarah Melancon, ao mesmo órgão de comunicação.

Citada pela Cosmopolitan, a psicóloga clínica Carla Marie Manly explica que o exibicionismo é “o desejo de revelar os atributos físicos de uma maneira sexualmente atraente ou sugestiva“, acrescentando que, “em geral, o exibicionismo envolve revelar partes do corpo que normalmente estão cobertas pelas roupas de acordo com as normas da sociedade”.

Qual a diferença entre exibicionismo e voyeurismo?

Os dois estão de mãos dadas. “Um voyeur é alguém que sente excitação sexual ao ver alguém nu ou a realizar atividades sexuais. A fantasia do exibicionismo requer um voyeur – é uma relação entre o “vê-lo” e o “ver-se”, afirma Sarah Melancon.

Como tal, embora não precise necessariamente de um parceiro para se considerar um voyeur ou exibicionista, os dois tipos prosperam nos prazeres um do outro.

Como saber se é exibicionista?

Se está curiosa para saber se é exibicionista, aqui estão algumas coisas que podem significar que gosta desse tipo de fantasia:

  • Gosta de compartilhar fotos nuas com o seu parceiro enquanto ele está no trabalho.
    Incentiva o seu parceiro a fazer compras de lingerie consigo.
  • Faz sexo num local em que pode ser apanhada.
  • Convida uma terceira pessoa para assistir ao ato sexual.14