Publicidade Continue a leitura a seguir

Sexo regular ajuda a combater sintomas de dor reumática

[Fotografia: Unsplash/Klara Kulikova]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Conhecida como a doença dos reis e comum na era vitoriana, os sintomas de Gota – “doença reumática potencialmente incapacitante” – podem ser aligeirados com a prática de sexo regular.

As conclusões decorrem de um estudo científico publicado na revista Sexual Medicine e indicam que “melhorar o controlo da gota resulta em melhor saúde sexual e vice-versa, promover melhor saúde sexual pode melhorar o controlo da doença”, refere o estudo liderado pelo endocrinologista da Universidade de Roma Tor Vergata, Andrea Sansone.

A mesma análise, que aponta para os benefícios da existência de um parceiro no que à doença diz respeito, refere também que “a ligação bidirecional entre gota e disfunção sexual abre um novo capítulo promissor da medicina sexual”.

A gota trata-se de uma “doença reumática” de “cariz inflamatório” que atinge até 3% da população geral. A doença surge no sistema devido ao “excesso de ácido úrico no sangue e da sua acumulação nas articulações sob a forma de cristais de monourato de sódio”.

Os principais sintomas são a dor, febre, inflamações nas articulações e problemas renais. A gota pode ser genética, mas também pode surgir devido a má alimentação, ingestão de bebidas alcoólicas e ingestão de medicamentos.