13 superstições muito femininas

Sabe que dia é hoje? Sim, pois é, é sexta-feira 13, a segunda, e última (ufa) do ano. O dia em que algumas pessoas se vão sentir ainda mais amedrontadas pelos pobres gatos pretos que passeiam descontraidamente pela rua.

Há superstições para dar e vender, e a verdade é que boa parte delas envolvem mais diretamente as mulheres, históricos alvos de uma crendice que em larga medida ainda prevalece. Mas já lá vamos.

Qual a origem deste dia de superstição?

Verdadeiramente envolto em receios, mistérios e azares, o medo pelo dia 13 a uma sexta-feira começou em França, já lá vão uns quantos séculos. A origem deste ‘fatídico’ dia remonta a França, na altura em que a Ordem dos Templários foi destruída.

Ainda que o número 13 seja associado a um sem número de lendas e tradições – como os 13 presentes na Última Ceia ou a tradição cristã que assume que Jesus Cristo foi crucificado à sexta-feira – a verdade é que há mais por detrás disto. É necessário recuar ao ano de 1307, a 13 de outubro, quando todos os membros da Ordem dos Templários foram acusados de sacrilégio, heresia, sodomia, adoração a ídolos pagãos e ainda à homossexualidade.

O castigo? Fogueira ou prisão perpétua. E foi no seio destas acusações que se forjou o futuro de toda a humanidade: a morte injusta dos Templários deveria ser vingada. E é sobre a base destes moldes históricos que se construiu o medo por este dia. Confira na fotogaleria algumas superstições que, apostamos, quase todas as mulheres acreditam.

Passando pela gravidez, pelo casamento ou mesmo pela menstruação, estas são as 13 superstições que vêm à baila.