Subir

Sexualmente excitados tomamos decisões erradas

Sexualmente excitados tomamos decisões erradas (Shutterstock)

No calor do momento, a excitação sexual faz-nos tomar decisões arriscadas, diz um estudo publicado este mês na revista científica ‘Archives of Sexual Behavior’ (Arquivos de Comportamento Sexual).


Leia também o artigo O que marcou o sexo em 2015


Foram feitas duas experiências com estudantes universitários canadianos. Na primeira, os participantes assistiam aleatoriamente a filmes pornográficos e a teasers de filmes com conteúdos não sexuais. Depois, respondiam a perguntas para se perceber até que ponto, dependendo do grau de excitação, estavam dispostos a incorrer em comportamentos sexuais de risco, como sexo sem preservativo.

Na segunda experiência, os participantes viram os mesmos vídeos para avaliar os seus comportamentos a jogar Blackjack, um jogo de azar, nas mesmas condições.

Os resultados revelaram que tanto os homens como as mulheres estavam mais dispostos a tomar decisões arriscadas – como sexo sem preservativo, ou jogadas pouco seguras no Blackjack – quando estavam mais excitados.

Até aqui, todos os estudos apontavam que os homens estavam mais dispostos a tomar decisões arriscadas quando estavam excitados, mas nenhum incluía mulheres – este é o primeiro.

“Os programas de educação sexual precisam de se focar mais no facto de que tanto os homens como as mulheres têm dificuldades em tomar decisões sexualmente seguras quando estão sexualmente excitados e concentrar-se na importância de que ambos os géneros precisam de mais tempo para conhecer o que é determinante em termos de saúde e de segurança antes de qualquer incidente sexual”, dizem os autores do estudo.

B.C.M.