Sharon Stone faz 60 anos e continua “mulher fatal”

Sharon Stone celebra 60 anos, este sábado, 10 de março, e continua a ser um ícone de beleza, elegância e sensualidade.

No seu caso, o envelhecimento tem sido assumido graciosamente, sem deixar que o passar do tempo se instale com marcas pesadas, pelo menos por fora.

Em 2001, a atriz, que se celebrizou pelo papel em ‘Instinto Fatal’ (I e II), sofreu um acidente vascular cerebral (avc) que lhe deixaria sequelas para o resto da vida. Uma delas, das quais recuperou entretanto, foi a perda de memória, como recordou numa entrevista publicada recentemente no DN, por ocasião da estreia da série ‘Mosaic’, de Steven Soderbergh.

“Perdi a memória de curto e longo prazo quando tive o acidente vascular cerebral e a recuperação demorou muito porque antes eu tinha uma memória fotográfica e tive de aprender a aprender. Depois, quando o meu cérebro começou a reencontrá-la, comecei a recuperar, mas já não tinha o meu antigo processo de representação. Eu era incrível. Para mim era tudo ‘Vamos em frente’. E depois fiquei: ‘Eu não tenho um plano, eu não tenho um processo e não sei o que estou a fazer'”, afirmou.

A série que passou no canal TV Séries, no final de janeiro deste ano, marca uma fase especialmente ativa na carreira da atriz. Sharon Stone é a protagonista do thriller ‘Sunny’, de Eva Sørhaug e em fase de pré-podução, co-protoganiza, com Bette Midler, a comédia ‘The Tale of the Allergist’s Wife’, de Andy Fickman, também em pré-produção, e participa no drama ‘What About Love’, de Klaus Menzel, com estreia prevista para este ano.

Com uma carreira de 40 anos, fez a sua estreia cinematográfica em 1980, com uma aparição no filme ‘Recordações’, de Woody Allen. O seu primeiro papel a sério apareceria só 10 anos mais tarde, ao lado de Arnold Schwarzenegger, no filme de ação ‘Desafio Total’.

Em 2013, a atriz esteve em Portugal para ser madrinha de um dos barcos da empresa Douro Azul. (DR)

Mas foi com a personagem de Catherine Tramell, uma escritora psicopata, em Instinto Fatal (1992) que Sharon Stone se tornou conhecida, protagonizando o mais célebre cruzar de pernas da história do cinema – como pode ver numa das imagens da fotogaleria, em cima. O filme viria a ter uma sequela em 2006. Pelo meio a atriz participou em vários filmes e séries de TV. O filme ‘Casino’, de 1995, valeu-lhe, no ano seguinte, a nomeação para o Óscar de Melhor Atriz Principal e a vitória nos Globos de Ouro, na mesma categoria, para um filme de Drama.

Nascida a 10 de março, de 1958, em Meadville, no estado americano da Pennsylvania, Sharon Yvonne Stone é a segunda filha mais velha de quatro irmãos. Mãe de três filhos é considerada uma das mais bonitas, mas também mais inteligentes atrizes de Hollywood.

Dedicada às questões humanitárias e defensora acérrima da investigação para a cura da SIDA, nos últimos 10 anos, recebeu, em 2005, um prémio da Harvard Foundation pelas suas ações ligadas a essa causa.

No passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi convidada, pela Forbes e pelo Showbizz a falar sobre a desigualdade salarial entre géneros, em Hollywood.

Imagem de destaque: Reuters