“She”, a história de uma canção de Aznavour para… sete mulheres

Charles Aznavour

canção francesa, Charles Aznavour morreu este domingo, aos 94 anos, na sua residência no sul de França. E não faltam hinos da chanson para a posteridade, incluindo sucessos feitos por medida para um mundo tendencialmente anglófono.

O veterano dos palcos atuou em Portugal em 2016, quando recordou de visita ao país a sua amizade com Amália e o fado que escreveu para a diva portuguesa, “Ay, Mourir pour toi”, mas é provavelmente graças a outros temas que o grande público se lembrará do artista de origem arménia.

“She” é uma dessas canções, suficientemente orelhuda para ficar na memória, não tivesse feito o seu caminho no pequeno ecrã, e mais tarde sido repescada, numa versão de Elvis Costello, para a banda sonora do filme “Notting Hill”, com Hugh Grant e Julia Roberts, em 1999.

Mas bom, se pensava que “She” falava de uma mulher volúvel, fique a saber que o contexto não é bem assim. A faixa foi escrita para uma série britânica exibida entre 1974 e 1977, chamada “The Seven Faces of Women”, e se é verdade que aponta para as contradições e imprevisibilidades que dão forma ao universo feminino, a verdade é que retratava não uma…mas sete mulheres distintas, abordando a complexidade da vida e as suas zonas cinzentas.

A trama pode nunca ter abandonado o lado B da História, mas a canção, essa, continua a tocar.

[Foto DR]

“I Will Survive”: 40 anos a levar com os pés e a levantar a cabeça