Shonda Rhimes produz documentário sobre Hillary Clinton

hillaryclintonaug2015

Quarenta minutos à conversa com o presidente dos EUA, Barack Obama, outras três com Bill Clinton e ainda outras cinco horas com Hillary Clinton. Foi este o material bruto colecionado por Shonda Rhimes para criar ‘Hillary’, o documentário de 12 minutos sobre a vida e carreira da primeira mulher nomeada candidata à Casa Branca por um grande partido, e que se estreou no final da convenção nacional do Partido Democrata, esta quinta-feira.

A produtora norte-americana, e uma das mulheres fortes da ficção televisiva – responsável por séries de êxito como ‘Anatomia de Grey’, ‘Scandal’ ou ‘Como Defender Um Assassino’, abordou temas como o trabalho de Clinton em prol das crianças, o seu dia-a-dia enquanto foi senadora de Nova Iorque e Secretária de Estado, as relações que foram afetadas ao longo da sua carreira política e a atual corrida à Casa Branca.

“São 12 minutos, mas podiam ter sido três horas de documentário. Como escritora que cria personagens, foi entusiasmante para mim inspirar-me num ser humano real e em elementos da sua personalidade e ver como esta evoluiu. Ou seja, perceber como ela se tornou naquilo que é hoje. Num mundo com Donald Trump, senti que estava a fazer o trabalho dos anjos. E a melhor parte? Nem sequer precisei de apimentar o enredo do documentário”, frisou Shonda Rhimes, que sempre se assumiu como uma apoiante de Hillary Clinton nas atuais eleições presidenciais, à revista ‘People’.

Sobre as cinco horas em que entrevistou a candidata democrata à Casa Branca, de 68 anos, Rhimes frisou: “Quis que as pessoas vissem o documentário e sentissem que estavam sentadas a conversar com um amigo, a beber um café. Teve que ser uma conversa autêntica”, acrescentou a produtora. “Bom, na verdade, Hillary bebeu chá. Ninguém consegue beber café durante cinco horas e manter a mesma postura”, riu-se Shonda Rhimes.

Veja aqui o documentário ‘Hillary’: