SIC suspende ‘SuperNanny’

Teresa Paula Marques

A SIC já anunciou que não vai emitir o terceiro episódio de SuperNanny, na sequência de uma providência cautelar interposta pela Procuradoria Geral da República, esta sexta-feira, 26 de janeiro, e confirmada pelo Tribunal Cível de Oeiras.

Em comunicado, a estação de Carnaxide, refere que as medidas decretadas pelo Tribunal “inviabilizam a exibição do terceiro episódio do programa SuperNanny”. As restrições impostas – pixelizar rostos e alterar vozes – equivalem, na prática, a alterações substanciais do formato original, tal como foi transmitido em mais de vinte países. A SIC irá acatar esta decisão, que lamenta”.

Ora, tal medida – a aplicar-se a todos os episódios e tendo em conta a argumentação inequívoca do canal, no comunicado – indica que a SIC poderá mesmo pôr fim ao formato composto por sete casos. Confrontadas fontes da a estação, não há ainda resposta absoluta para esta questão. Já sobre este domingo, o horário que agora fica vago pode vir a ser ocupado, sabe o Delas.pt, por novela ou um outro formato.

SIC lembra problemática sobre crianças e redes sociais

No mesmo comunicado em que a SIC lamenta a decisão, a estação considera que “o programa tem o mérito de estimular em Portugal um amplo debate público sobre as questões da parentalidade, discussão cada vez mais atual, numa altura em que as nossas fotografias e vídeos, bem como as das nossas crianças e jovens, são partilhadas à velocidade de um “post” numa rede social”.


Pais divorciados já fazem acordos para arredar filhos das redes sociais


O canal reitera que ” irá juridicamente demonstrar a validade dos seus argumentos, bem como a defesa daquilo que acredita ser a liberdade de programação das estações de televisão“.

Ainda na mesma nota enviada à Comunicação Social, a SIC pede “desculpa” aos “telespetadores que acompanharam o SuperNanny e que reconhecem a sua importância enquanto formato pedagógico e educativo. O programa, que é exibido em países como o Reino Unido ou a Suécia, em canais como a Channel 4 ou a TF1, teve sempre o objetivo de auxiliar pais e educadores a melhorarem a relação com os seus filhos, ajudando a estabelecer regras e limites, criando assim uma dinâmica familiar mais saudável”.

Primeira e segunda emissões vão ser bloqueadas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu esta sexta-feira, 26 de janeiro, um comunicado em que expõe as razões da interposição de uma providência cautelar contra o programa da SIC, Super Nanny.

Nesta ação interposta pelo Ministério Público é pedido ao Tribunal de Oeiras que retire o programa do ar, que bloqueie o acesso via internet ao mesmo e que o próximo programa não seja exibido no domingo ou que pelo menos as identidade das crianças que o protagonizam seja escondida.

Já na quinta-feira, 25 de janeiro, o Delas.pt avançava a forte possibilidade de esta iniciativa do Ministério Público vir a ter lugar, como se verificou.

Criança de SuperNanny vítima de bullying na escola