A medicina alternativa pode, ainda, ser olhada com receio por parte de quem nunca conheceu outra que a convencional. Margaret Rosania sabe disso e é a primeira a clarificar que na Siendo, a boutique de bem-estar que abriu na Calçada das Necessidades, as terapias holísticas são um complemento à medicina tradicional. «Se uma pessoa tiver um pé partido, não a vou encaminhar para a homeopatia. Mas podemos, sim, ajudar a atenuar as dores», explicou ao Delas.pt, enquanto mostrava os cantos à “casa”.
Linhas simples, elegantes, com cores neutras, madeira, algumas velas aqui e ali, e plantas dão vida às várias salas de tratamento e de yoga que compõem a Siendo, onde nem falta um espaço comum para brunches e pequenos-almoços. Trata-se de um verdadeiro paraíso do bem-estar que foi desenhado pelo marido de Margaret, arquiteto especializado na corrente de feng-shui. Ela, colombiana, e ele, brasileiro, conheceram-se durante o ano sabático que Margaret tirou, há quase uma década.
Na altura, a atual terapeuta e responsável pela Siendo tinha-se iniciado nas medicinas integrativas há relativamente pouco tempo. Era uma bem-sucedida diretora criativa em Nova Iorque, tendo trabalhado para canais como MTV e VH1, até descobrir o yoga. A nova paixão foi ganhando terreno e, rapidamente, Margaret passou de praticante a assistente e professora da modalidade. Até que se tornou insustentável conjugar as duas vidas e teve de optar. O ano sabático viria a transformar-se em três, em que se dedicou a estudar medicina chinesa, cromoterapia e a viajar por locais sagrados, pelo mundo fora. Bolívia, Nepal, Índia, Hawai foram alguns das suas paragens, até se fixar com o marido no Brasil e lá abrir o seu primeiro consultório como health coach.
Neste momento assume-se como cosmobióloga, uma das terapias que estão disponíveis na Siendo. “Tem uma base científica, tal como todos os tratamentos e medicinas que temos aqui na boutique. A cosmobiologia parte do princípio de que tudo o que nos compõe é energia e propõe estabelecer uma ordem e sentido de vida, tendo em conta o ritmo da natureza”, simplifica Margaret.
Nesta boutique holística, nenhum paciente tem um tratamento igual a outro. Tudo é feito à medida, por uma equipa multidisciplinar, como explica a também aromaterapeuta. «Uma pessoa pode chegar para tratar algo e, afinal, o que está por detrás requer outra abordagem. Estamos sempre em contacto uns com os outros para potenciar o bem-estar máximo do paciente», sublinha.
Além das várias terapias e medicinas integrativas, entre as quais estão a homeopatia, osteopatia, aromaterapia, cosmobiologia, ayurvédica, a Siendo disponibiliza ainda consultas com health coach, massagens e aulas de ashtanga yoga, que acontecem três vezes por semana, pela manhã. Brevemente, Margaret quer também fazer pequenos-almoços pós-prática, 100% vegetarianos, e ainda sessões de yoga e brunch.
Como preparar o corpo para entrar na nova estação?
«A maioria das pessoas faz as suas resoluções seguindo o calendário gregoriano, a partir de 31 de dezembro. Mas quem é que quer sair da cama às cinco da manhã no inverno para ir ao ginásio? É na primavera que isso acontece, quando saímos de um estado letárgico e arranjamos mais força de vontade», refere Margaret.
Para a terapeuta, a nova estação é o momento para implementar novas rotinas e rituais. Por esse motivo, desenvolveu um kit com cerca de dez produtos exclusivos, que considera importantes para o auto-cuidado na adaptação ao equinócio da primavera Inclui, por exemplo, máscaras de argila para ajudar na revitalização da pele, bálsamo labial, óleos essenciais, spray para refrescar o rosto e um conjunto de especiarias. «Dias antes da primavera aconselho uma dieta mais simples, porque a mudança mexe também com o sistema digestivo. Estas especiarias devem ser usadas no arroz, nos grelhados, para ajudar com a digestão”, diz. Esta wonderbox tem o custo de 110 euros e pode ser adquirida no site da boutique holística.
Siendo
Calçada das Necessidades 56 Cave Esquerda, Estrela
Tel.: 937519297
Web: facebook.com/omshala
Preços terapias e consultas: entre os 54 e 120 euros
Cremes ou óleos: saiba qual dos dois deve usar para hidratar a pele