Sim, ela emagreceu! Mas não quer ser elogiada por isso

Beanie Feldstein, de 24 anos, cresceu, viveu a adolescência e entrou na idade adulta a ouvir as pessoas à sua volta, próximas e desconhecidas, a dizerem-lhe para emagrecer, para fazer dietas, para praticar mais exercício. A atriz, crendo que deveria responder a estas solicitações, submeteu-se a todo o tipo de dietas, mas sem êxito.

Cansada de lutar contra o seu próprio peso, a estrela do filme Lady Bird (que se estreou nos Estados Unidos da América em novembro e que chega a Portugal a 15 de março) depôs as armas e decidiu libertar-se das imposições sociais que, escreve num testemunho publicado no site Refinery29, “definem que os mais magros são os que estão verdadeiramente bem”.

Beanie Feldstein (à direita) no filme ‘Lady Bird’, que chega a Portugal a 15 de março de 2018 [Fotografia: Divulgação]

Curiosamente, as aulas de dança que começou a integrar – oito vezes por semana – fizeram-na perder peso de uma forma que nunca antes tinha conseguido. Naquele mesmo texto, a atriz descreve como agora se vê, de novo, confrontada com a mesma conversa sobre o corpo, mas num sentido bem diferente. “Beanie, estás fantástica!”, “Estás tão magra”, “Estás metade do que eras” e até “Nunca pensei que fosses tu. Estás a desaparecer” são algumas das frases que agora escuta, mas que prescindia de as ouvir. Feldstein diz-se mesmo saturada com os eternos comentários em torno do seu corpo.

Benie Feldstein [Fotografia: Instagram]

“O tema de conversa é que é intrigante. Toda a gente continua a comentar algo sobre o qual não penso há anos: o meu corpo”, refere, lembrando que tanto ela, como os que estão à sua volta deixaram de comentar por perceber que não havia alternativa. E recorda: “Eu estava gordinha e estava em paz com isso.”

Perder peso sem tentar fazer por isso

Feldstein relata agora o que aconteceu: “A única razão pela qual estou mais magra é porque sou feliz a dançar oito vezes por semana e não porque estou a tentar perder peso. Só porque meu corpo mudou, tal não significa que eu fiz por isso.” A atriz ressalva, contudo, que não foi uma perda de peso tão dramática como as frases parecem, à partida, denunciar. “Devo dizer que não é uma mudança drástica, talvez um ou dois tamanhos abaixo. Mas o mais importante, é que perdi peso sem sequer estar a tentar”, acrescenta.

Toda a gente continua a comentar algo sobre o qual não penso há anos: o meu corpo

“No mês passado, voltei para Los Angeles para visitar minha família durante as férias de Hello, Dolly! [que está em exibição na Broadway], e os comentários sobre o meu corpo, agora mais magro, ressurgiram. Durante essa semana, senti que era o único tópico de conversa. E tenho que ser honesta: realmente mexeu comigo. Depois de anos de dor, tinha finalmente encontrado a paz, algo que a maioria das pessoas, independentemente do peso que apresentam, não tem. E todos os ‘elogios’ vieram retirar essa mesma paz. Depois de anos a sentir que, finalmente, não estava a julgar-me nem a ser julgada por outros, de repente voltei a sentir-me avaliada.”

Imagem de destaque: Instagram

Estas são as piores dicas que lhe podem dar para perder peso

Como sobreviver às festas sem engordar. Este detox é mesmo fácil de fazer