Publicidade Continue a leitura a seguir

Sinais de que a sua bagagem emocional está a prejudicar a relação

[Fotografia: iStock]

Publicidade Continue a leitura a seguir

O histórico individual das emoções e das relações são inalienáveis e entram sempre na contagem para o que se fará de futuro ao lado de alguém. E se o passado configura uma ferramenta para melhorar na próxima oportunidade, a verdade é que pode também comprometer o que se pretende construir.

Por isso, é importante perceber ao detalhe os efeitos e a influência das heranças e agir de forma a que não corroa o próximo relacionamento.

Veja como pode identificar e atuar para evitar que a sua bagagem emocional se instale no que está a construir de novo.

Projeta as suas inseguranças

Para quem a bagagem emocional traz dúvidas sobre si mesmo, algo que pode tornar esse problema ainda maior é que, ao ver o pior em si, vai assumir o mesmo nos outros.

Por exemplo, está no primeiro encontro e é uma pessoa que sente necessidade de julgar o outro, isso pode levar a que pense o que o seu par a está a julgar da mesma forma. Isto leva a que se torne defensiva.

Se os sentimentos forem negativos sobre a outra pessoa porque não perguntar de onde vêm essas mesmas considerações? Não poderá estar a fazer presunções?

Paranoia

Não tem culpa de ser desconfiada, especialmente se já foi traída no passado, mas isto pode ser um problema. Se quer que a relação funcione, tem de confiar no seu companheiro.

Se não confia completamente nele, a sua paranoia pode manifestar-se de formas um pouco extremas: carência, apego e invasão de privacidade.

Nenhum homem ou mulher gosta de se sentir sob constante vigilância, especialmente se não fizeram nada para trair a sua confiança. Portanto, controle a sua desconfiança a não ser que tenha motivos para se preocupar.

Compara-o a amores antigos

Isto vai para lá da paranoia, se vê sorrir de determinada maneira ou a dizer uma frase específica, imediatamente pensa no seu ‘ex’ abusivo ou imaturo e deixa o passado vir ao de cima.

Vê-se constantemente frustrada e irritada com novos encontros devido a semelhanças com situações passadas? É importante lembrar que a pessoa que tem agora não é o seu ex. Tente pensar em todas as qualidades que ele tem.

Esconde coisas dele

Casais saudáveis não devem manter segredos, isto porque, para haver um verdadeiro compromisso, têm de se conhecer muito bem. Segurar emoções negativas ou eventos traumáticos do passado pode afetar a sua relação atual.

Então pergunte-se: que segredos escondeu do seu parceiro e porquê?

Não se compromete completamente

Muita gente tem fobia de compromisso e às vezes nem têm bagagem emocional, mas em muitos casos o medo de se comprometer pode indicar outros problemas. Se não está a dar uma hipótese à relação é tempo de fazer uma introspeção. Não há problema em estar solteiro, mas é mesmo isso que quer? Se não é, o que a faz hesitar quando aparece a oportunidade? Se mesmo assim não chegar a uma conclusão procure ajuda de um terapeuta ou de um “coach”.

No fim tudo se resume à confiança. Quer deixar a bagagem emocional de lado? Volte a confiar.