Sinais ‘raros’ que podem ser sinónimo de cancro de mama

cancro
[Fotografia: Michelle Leman/ Pexels]

O cancro de mama é uma das doenças com maior prevalência nas mulheres. Dados nacionais oficiais apontam para o facto de uma mulher em cada oito vir a padecer da doença ao longo da vida e a probabilidade de morrer devido à patologia é de um em 33 casos.

A deteção precoce é essencial para reverter a mortalidade e a doença, e a identificação de nódulos na mama é a forma mais frequente de a encontrar. Mas se fazer o toque regular é de extrema importância, existem outros sinais a que deve estar atenta. Sintomas que, por vezes, parecem banais, mas que podem ser indício de algo mais e que devem levar a atuação urgente.

Um caroço na axila, por exemplo, é algo que deve ser tido em consideração e que pode ser um sinal de cancro de mama. Este nódulo pode surgir devido ao aumento de gânglios linfáticos perto do peito. Se sentir um caroço redondo como uma bola e muito duro deve ter atenção.

Se notar ondulações na pele ou alterações no mamilo como uma inversão, é caso de preocupação. Se tiver algum tipo de secreção mamilar esteja atenta.

Mudança repentina no tamanho do peito pode ser um sinal da doença, por isso, deve estar com atenção a estas alterações. Falta de ar, dor no abdómen e até perda de peso podem também ser sinais da doença.

De notar que é também importante fazer exames como a mamografia para uma deteção a tempo da doença.