Síndrome pós-férias: o que é e como resolver

Agosto encaminha-se para o fim. Uns já foram de férias, outros ainda vão, mas uma coisa é certa: os meses de verão, praia e sol já têm os dias contados (triste realidade). E voltar à rotina de trabalho pode não ser tarefa fácil.

Já deu por si a reclamar como se não houvesse amanhã por sofrer de jet-lag? Pior: ter que ir trabalhar assim? Para não falar de quase se sentir mal por ter tirado férias só porque dói demais ter que voltar ao trabalho. Já sentiu isto? É síndrome pós-férias.

Síndrome pós-férias: o que é?

Este síndrome tão vulgar é uma espécie de stress acumulado após uma pessoa vir de férias e ter que, novamente, voltar à rotina de trabalho. E pode ser intensificado consoante o tempo de férias da pessoa em questão.

Para quem sofre deste síndrome, retomar os hábitos de sempre pode ser uma tarefa altamente desagradável tanto psicológica como fisicamente.

Quais são os sintomas?

Alguns sintomas da síndrome pós-férias são a ansiedade e stress, apatia e/ou depressão, variações de humor, baixo rendimento, falta de energia, problemas em dormir, facilidade em irritar-se, dores musculares e dores de cabeça.

Apresenta alguns destes sintomas? Então é bem provável que este seja o seu mal.

Mas há formas de contornar a situação: percorra a galeria de imagens acima e fique a conhecer algumas dicas para voltar de férias e estar preparada para enfrentar o dia a dia.

 

Aprenda a sentar-se corretamente para melhorar a postura