Publicidade Continue a leitura a seguir

Sintomas que alertam para desequilíbrios hormonais

[Fotografia: valeria Ushakpva/Pexels]

Publicidade Continue a leitura a seguir

As hormonas são as grandes reguladoras de todos os processos que ocorrem no nosso corpo e que gerem missão tão distintas como o apetite, a frequência cardíaca, o sono, humor e até a função sexual. No caso das mulheres, sujeitas a variações hormonais mais agressivas, quer, por exemplo, devido à gravidez ou à menopausa – elencando apenas duas das grandes transformações que ocorrem -, estas alterações podem ser mais evidentes e deixar sequelas a que devem prestar atenção.

Se se está perante um desequilíbrio hormonal, tal pode indicar excesso ou deficiência de uma determinada hormona, que deve ser reparada.

Veja os sintomas mais comuns deixados pelas sociedades médicas e que podem alertar para algo que não está bem.

Queda de cabelo: Sendo um processo normal para todos, o sinal de alerta apenas é dado quando a perde se revela excessiva. A título de exemplo, o hipotiroidismo é uma das principais causas da queda de cabelo

Aumento de peso abrupto: Flutuações no cortisol, estrogénio ou insulina são apenas alguns motivos que podem estar a influenciar um ganho de peso extraordinário quando não se está perante mudança na dieta.

Excesso de fome: As hormonais controlam funções vitais e uma delas é o apetite. Tirando momentos de celebrações em que todos ingerem mais alimentos, uma fome latente após ter almoçado ou jantado deve ser sinal de alerta

Cansaço: Está em causa o permanente estado de fadigam irrecuperável após uma longa noite de sono. Se as alterações forem dramáticas, é importante procurar respostas sobre a tiróide. Devem despistar-se casos de ansiedade que podem estar subjacentes a este cansaço, que implicarão outro tipo de cuidados.

Dificuldade em adormecer: Uma boa noite de sono começa sempre por acordar à mesma hora e cumprir rituais para que o corpo cumpra a rotina. Porém, nos casos em que adormecer se torna um pesadelo, é possível que a desregulação seja ao nível de hormonas como a melatonina, testosterona e tiróide. Mediante este sintoma, é importante despistar ansiedade e depressão – que requerem outro tipo de medicação – e ter a certeza que tem bons hábitos antes de se deitar: sem telemóvel, sem ingestão de comidas muito pesadas, doces ou tabaco.

Períodos dolorosos ou intensos: Se a menstruação começar a ser mais longa ou mais abundante do que o normal ou se apresentar sintomas como dor abdominal, prisão de ventre e outros, é prioritário consultar um ginecologista.

Acne: O aumento da testosterona está na origem de uma pele mais oleosa. Neste caso, cuidar e limpar a pele é essencial, pelo menos uma vez por semana e procurar ter uma dieta saudável. Se o aumento for notório, não se deve dispensar a consulta de um dermatologista, uma vez que há casos que só poderão ser resolvidos com recurso a medicação.