Situações que deve evitar se dormir com ventilador ligado

A beautiful young woman sleeping peacefully in her bed

No verão pode ser difícil adormecer, essencialmente, devido ao calor insuportável, porque o corpo tem dificuldade em resfriar e a temperatura no quarto está, normalmente, muito alta. Por isso, a maioria opta por usar o ventilador e, às vezes, mantém-no a funcionar durante toda a noite para se refrescar.

No entanto, dormir com o ventilador ligado pode provocar sintomas na manhã seguinte. O ventilador dissipa partículas que pioram a qualidade do ar, sendo estas poeira, mofo, pelos, pólen, ácaros, fungos e até fragmentos de insetos, provocando sintomas irritativos.

Secagem das vias aéreas

O ar seco do ventilador desidrata as vias respiratórias, assim como a pele e os olhos. Por isso, é aconselhado direcionar o ventilador para longe do rosto, molhar o corpo ou humedecer o ambiente com água ou um pano húmido antes de ir para a cama.

Poluentes e alérgenos no ar ambiente

Ao usarmos ventilador circula pelo ar uma mistura de poluentes irritantes, provenientes de tintas, entre outros, e alérgenos, como ácaros, bolores, pêlos de animais e pólen. Esses poluentes entram nas mucosas nasais e orais ou depositam-se na pele, irritando-as, causando bronquite, rinite, conjuntivite.

Para evitar esses transtornos, o melhor limpar o aparelho regularmente para remover a poeira que se acumula sobre ele e, mais uma vez, evitar direcionar o ventilador para o seu rosto.

Má regulação da temperatura corporal

O ar do ventilador chega diretamente ao corpo da pessoa que dorme, às vezes proporcionando alguns arrepios. Esses sinais indicam que a temperatura corporal não é regulada adequadamente. Direcione o ventilador mais para os pés, coloque-o longe o suficiente ou use um lençol ou roupas leves.

Poluição sonora

O barulho do ventilador pode prejudicar a qualidade das noites. Para isso, coloque o aparelho na potência média, ou pense na opção de protetores de ouvido.