Publicidade Continue a leitura a seguir

Slugging, a nova tendência de cuidado de pele que se está a tornar viral

[Fotografia: Fleur Kaan/ Unplash]

Publicidade Continue a leitura a seguir

A procura por novas técnicas e rotinas de beleza é uma constante. Nos últimos tempos, muitas teorias têm nascido e técnicas que se tornam virais, como a rotina de beleza invertida.

E agora surgiu mais uma que promete ser infalível e que já se tornou viral na plataforma, Reddit. Basicamente, o slugging é uma tendência sulcoreana K-Beauty e que consiste em massajar, antes de dormir, o rosto com vaselina.

Este ritual permite evitar a perda de água transepidérmica e manter a humidade na pele. O slugging diz prometer fazer milagres pela pele seca.

Dermatologistas defendem a ideia de que o uso do petrolato ajuda a secar a pele, pois o equilíbrio entre queratinócitos (células da pele) e lípidos é crucial para criar uma barreira. Ou seja, os lípidos são uma espécie de cola que mantém intacto o estrato córneo, a camada mais externa da pele. Sem eles a pele fica comprometida e perde água transepidérmica.

Vantagens e cuidados do ‘slugging’

A vaselina atua como um protetor da pele e ajuda a prevenir a perda da água transepidérmica em 99%. No entanto, é importante não abafar a pele completamente por longos períodos de tempo, pois a pele requer alguma perda de água para que possa produzir mais lípidos intercelulares reparando a barreira da pele. Se bloquear a pele completamente, quando remover a camada, o efeito pode ser o inverso.

Contudo, deve ter cuidado se a sua pele tiver tendência a ter acne, dessa forma é melhor evitar esta técnica. Mas calma, se não quiser usar vaselina existem outras opções pelas quais pode optar, como óleo mineral que é outro subproduto de petróleo e eficaz na pele.