Isolamento, escolas, teletrabalho, bares e discotecas. As novas regras covid-19 a 10 e 14 de janeiro

Vaccination campaign against COVID-19 to secure the end of the year celebrations
[Fotografia: LEGNAN KOULA/EPA]

O primeiro-ministro está a apresentar as novas medidas relativas à pandemia provocada pela covid-19, numa variante que “regista menor severidade”, com maior proteção devido à vacina.

António Costa está a apresentar as novas regras após reunião de Conselho de Ministros e, entre elas, ficam libertados de isolamento os contactos diretos com a covid-19 fora da habitação. Ou seja, só os contactos diretos dentro de portas devem cumprir isolamento – agora de sete dias.

“Apoios aos pais mantêm-se para as as crianças que tiverem de estar isoladas” por contacto covid-19 em contexto familiar, assegura António Costa.

Ainda sobre as novas medidas, as escolas vão reabrir mesmo a 10 de janeiro e sem isolamento de turmas, o teletrabalho obrigatório termina a 14 de janeiro, passando a ser recomendado. Os bares e as discotecas vão poder voltar a reabrir na mesma data.

Medidas que não invalidam o uso de máscara, desinfeção, o distanciamento físico e evitar grandes eventos sociais por serem “motivo de risco acrescido”. refere o governante.

Recorde-se que a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu, na noite de quarta-feira, 5 de janeiro, que crianças que tenham um contacto com um caso positivo de covid-19 na escola não ficam em isolamento.

Em declarações à agência Lusa, Graça Freitas disse que só são considerados contactos de alto risco as crianças que vivam na mesma casa que alguém com covid-19, pelo que ficam isoladas, já que não têm reforço da vacina.

“Nós, por norma, vamos considerar as crianças apenas contacto de alto risco se forem coabitantes de um doente“, pelo que essa criança fica isolada, porque “é um contacto domiciliário e as crianças não têm reforço”, explicou a diretora-geral da Saúde.

Uma criança com um contacto com um caso positivo na escola não fica em isolamento, disse Graça Freitas à Lusa, acrescentando que o que se pede aos pais é que sejam reduzidos os contactos e convívios e que essas crianças, dependendo da idade, usem máscara. As crianças que ficam na escola fazem um teste ao terceiro dia, adiantou.