Esta é a primeira de muitas receitas que lhe vamos mostrar até ao Natal. E começamos logo pela sobremesa! Habitualmente feitas com ovos, leite e natas de origem animal, fazer uma sobremesa 100% vegetariana, pode parecer impossível, mas não é. Muitos dos doces podem ser recriados com ingredientes, sendo o resultado obtido idêntico às sobremesas confecionadas com alimentos de origem animal.

Quem o diz é Gabriela Oliveira, vegetariana há 20 anos e autora de vários livros sobre cozinha vegetariana. Em conversa com o Delas.pt, a adepta da culinária vegan partilhou alguns segredos deste tipo de gastronomia e fez uma das sobremesas que vai querer recriar para toda a família: mousse de castanha e chocolate preto.

Mousse de castanha e chocolate preto, receita de Gabriela Oliveira, “Cozinha vegetariana para festejar”. [Fotografia: Delas.pt]

Fácil e rápida, assim é a receita que em 20 minutos está pronta a ser provada. O vídeo acima mostra todos os ingredientes necessários e os passos a seguir para conseguir obter uma mousse vegan de castanha e chocolate preto perfeita.

Gabriela Oliveira garante que quem prova não sente a diferença. “Podemos ter as sobremesas que gostamos, sejam panquecas, mousses, gelatinas, pudins, bolos, etc. mas recriados de uma forma mais saudável e também com menos teor de gordura, com menos açúcar e que não tenham ingredientes de origem animal”, disse.

Para se fazer um bolo sem ovos é necessário um ingrediente que ajude a ligar a massa e que dê humidade. Neste caso, na culinária 100% vegetariana recorre-se muito à utilização do leite vegetal, porque dá uma consistência boa ao bolo e ajuda a crescer”. E quando na dispensa falta leite vegetal e natas de soja, a solução é outra: “Por vezes recorre-se à água da cozedura do grão-de-bico que não deve conter sal. Aproveitamos essa água batendo-a com a batedeira e esta fica como se fossem claras em castelo. É a chamada aquafaba. A água do grão-de-bico fica com aquela consistência espumosa, à qual podemos depois adicionar o chocolate derretido, conseguindo uma consistência de mousse. É uma forma de não utilizar laticínios e de fazer em casa todo o processo”.

Nos próximos dias vamos mostrar-lhe muitas mais receitas vegetarianas para ter um Natal sem vestígios de animal!

 

As melhores receitas de Natal para vegetarianos

Nunca faça estas perguntas a um vegan ou vegetariano