Socializar é uma necessidade tão básica quanto comer, diz a ciência

Solidão conviver ser humano necessidade básica

A pandemia da covid-19 está a empurrar mais pessoas para as suas casas e levá-las ao isolamento, limitando as saídas e interações humanas. Mas a ciência agora vem explicar que é tão importante a socialização como a alimentação, ambas são vistas como “necessidade básica”.

De acordo com um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), publicado pela Nature Neuroscience aqui, as hormonas que o cérebro liberta quando se deseja a companhia de alguém é a mesma que surge quando se está com fome. A prova científica foi feita tendo por base de estudo um grupo de participantes que esteve dez horas sem qualquer contacto. De seguida, os neurocientistas mostraram-lhes fotografias de pessoas a conviver e a alimentarem-se.

“As pessoas que são obrigadas a estar isoladas desejam ter interações sociais da mesma forma que têm fome. A nossa descoberta encaixa na ideia de que convivências positivas são uma necessidade básica do ser humano”, explicou a autora do estudo Rebecca Saxe, citada pelo site Medical News Today.

A solidão é um estado mental que motiva as pessoas a preencher algo que está em falta, tal como acontece com a fome“, concluiu.