Socorro, o meu colega de trabalho não responde! Como acabar com esta angústia

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[Fotografia: Gleen Carstens Peters]

Nova semana e os emails da semana passada ainda sem resposta. Com as equipas em teletrabalho e há tantos meses, devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus, como conseguir que colegas de trabalho e chefes respondem às mensagens, aos emails, aos messengers? Como levar a que retornem as chamadas telefónicas?

O psicólogo das Organizações Christophe Nguyen afirma que é importante o telefonema porque “permite trabalhar melhorar o relacionamento”. “Daí a importância de nos telefonarmos regularmente, inclusive para dar notícias um ao outro”, disse o também presidente da consultoria Empreinte Humaine.

Segundo o site Madame Le Figaro, as pessoas cansam-se do telemóvel por estarem quase sempre a ser interrompidas quando estão a trabalhar. Sendo assim, acabam por desligar-se do dispositivo. Mas não só.

Um estudo conduzido pela OpinionWay for Human Footprint revelou, em dezembro do ano passado, que quando os trabalhadores estão cansados do telemóvel tal pode ser um sinal de sofrimento no trabalho. O barómetro de saúde mental referiu que um em dois trabalhadores franceses estava em estado de “sofrimento psíquico” e 31% em em “risco de depressão”.

E porquê? Porque estão desmotivados no dia-a-dia e quase um em cada dois funcionários pensa que o atual trabalho se trata de um local passageiro até encontrar outro.

Para resolver este problema, Ngueyn acredita que é importante as pessoas tentem compreender a posição e falar com os colegas. “O importante é dar ao colega espaço para dizer o que sente”, acrescentou.

De seguida, deve estabelecer horários de comunicação, tempos livre e chegar a um acordo sobre quando é para responder por mensagem.

Quando ligar por chamada, segundo o especialista, deve esclarecer o grau da urgência da conversa naquele momento, porque há quem veja a chamada de um colega ou chefe como “controlo”.