Portuguesa cria aplicação para detetar o cancro

Sofia Couto da Rocha tem 29 anos, é médica em Lisboa e criou e desenvolveu uma aplicação de telemóvel que pretende ajudar os especialistas a detetar e identificar lesões no âmbito do cancro de pele.

A Skinsoul permite que, através do telemóvel, sejam fotografadas e analisadas as lesões. O aplicativo aponta as probabilidades de a mesma ser ou não maligna e, consoante o resultado, pode ajudar o médico a encaminhar os pacientes para os especialistas e para os tratamentos mais indicados.

“Há mais pessoas com cancro de pele do que todos os outros cancros somados. Ao detetar cedo, podemos reduzir consequências para a saúde e diminuir a mortalidade“, referiu a especialista em declarações ao Jornal de Notícias.

À boleia da Skinsoul, Sofia viajou até aos Estados Unidos da América, a Silicon Valley, onde venceu o Global Impact Challenge da Singularity University, para desenvolver o protótipo que, segundo os promotores do prémio, pode ser decisivo na vida de cerca de um bilião de pessoas na próxima década. Esta aplicação deverá estar pronta para entrar no mercado já no final deste ano.

Na galeria acima, recorde os sinais de perigo que a pele lhe pode estar a dar e, com o verão aí, não se esqueça dos cuidados a ter com o sol.

CB

Imagem de destaque: Facebook

Descoberto o número de escaldões que provoca cancro!