“Sofagate”: Ursula Von Der Leyen, líder da Comissão Europeia, fica sem cadeira em encontro na Turquia

Ursula Von der Leyen Comissão Europeia Charles Michel Recep Tayyip Erdogan
[Fotografia: AFP]

Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, ficou sentada num sofá longe do centro da sala no encontro entre o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Caso já ficou batizado de “sofagate”.

Os líderes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu deslocaram-se a Ancara, na Turquia, para se encontrar, esta quarta-feira, 7 de abril, com o presidente daquele país.

Quando chegaram à sala onde iria decorrer o encontro, Ursula Von der Leyen mostrou-se surpreendida por estarem duas cadeiras apenas no centro da sala e, depois de alguma hesitação, ter de se sentar… num sofá longe de Michel e Erdogan.

Nas redes sociais, as críticas começaram a surgir, tendo este incidente adquirido a designação de “sofagate”.

A União Europeia (UE), através do representante Eric Mamer, também já criticou a situação. “A presidente claramente ficou surpreendida”, disse o porta-voz na conferência de Imprensa diária em Bruxelas.

“A presidente deveria ter sido tratada exatamente da mesma maneira que o presidente do Conselho Europeu e o presidente turco”, prosseguiu, ainda, Eric Mamer.

Sobre tratar-se de um ato sexista, o representante da UE afirmou que não tem a responsabilidade de fazer esse julgamento, referindo que cabe às autoridades turcas resolver a questão.

Por sua vez, o presidente do Conselho Europeu explicou que não reagiu no momento para respeitar os protocolos na Turquia.