Sofia Carvalho vai deixar a SIC Mulher

Apresentaçao do livro O meu livro de estilo
Lisboa, 02/11/2016 - Apresentaçao do livro “O meu livro de estilo”, da stylist Gabriela Pinheiro, com apresentaçãod e Claudia Vieira. Sofia Carvalho ( Jorge Amaral / Global Imagens )

O dia 8 de Março era, até agora, de dupla celebração para Sofia Carvalho: é a data do seu aniversário e do da criação do canal SIC Mulher, onde assumiu funções de diretora desde a sua fundação, em 2003. Mas hoje, Dia Internacional da Mulher, passará também a ser o dia em que se tornou pública a saída da responsável do canal de televisão de Carnaxide. Sofia Carvalho, de 47 anos, é uma das 15 a 20 pessoas afetadas por um processo de rescisões contratuais, avançou o ‘Dinheiro Vivo’.

“A Impresa confirma que levou a cabo e concluiu esta semana um processo de rescisões, que afetou apenas a SIC. Procedeu-se a uma reestruturação nalgumas áreas, onde se destaca a dos canais temáticos, em que serão implementados novos processos funcionais, mais coesos, que permitam reforçar e consolidar as audiências dos canais”, confirmou fonte oficial da estação ao site de economia.

Das até 20 pessoas afetadas, sete são jornalistas, entre os quais repórteres e operadores de imagem. O processo centra-se apenas na área de televisão do grupo, já que em novembro do ano passado a Impresa já tinha rescindido com cerca de 20 pessoas, dez das quais da revista ‘Visão’. Resta saber, no caso de Sofia Carvalho, se manterá a direção da revista ‘Ativa’.

Entretanto, a direção do Sindicato dos Jornalistas anunciou ontem que já pediu uma “reunião urgente” ao Conselho de Administração do grupo liderado por Francisco Pedro Balsemão, “após ter tomado conhecimento de que está em curso um processo de dispensa de trabalhadores”.