Sofia Ribeiro apoia menina de um ano com leucemia

pd_emmys_nc0069

Depois de ter vencido um cancro da mama, numa batalha que levou cerca de um ano, Sofia Ribeiro alerta agora para a solidariedade dos seus seguidores nas redes sociais em torno da doença de uma menina de apenas um ano, diagnosticada com uma leucemia rara.

Numa publicação partilhada no Facebook, a atriz da TVI conta a história da pequena Maria. “A Maria tem um ano e no dia 28 de dezembro de 2016 foi-lhe diagnosticada leucemia mielomonocítica juvenil (LMMJ), uma doença muito rara cujo único tratamento possível é o transplante de medula óssea”, conta Sofia Ribeiro.

A jovem atriz pediu aos seus fãs para saberem se são, ou não, dadores compatíveis de medula óssea, de forma a poderem ajudar a menina em questão. “A medula óssea é um tecido esponjoso no interior vários ossos que tem células progenitoras que, quando compatíveis entre pessoas, podem curar doenças como a leucemia. Quantos mais dadores maiores as possibilidades de salvar a Maria. Se for compatível, a doação pode ser tão simples como uma recolha de sangue. Dar as células necessárias ao transplante é simples, basta recolher sangue do braço. Em alguns casos pode ser necessário recolher estas células com uma pequena cirurgia com anestesia geral”, salientou Sofia Ribeiro.

A atriz partilhou ainda a página do Facebook criada de propósito para ajudar a salvar a vida da bebé de um ano. “A única coisa que vai sentir é alegria de salvar uma vida. São células que se renovam constantemente portanto, em poucas semanas, a medula óssea do dador está recuperada. Saiba se é compatível”, alertou.