‘Soft Ghost’ ou a nova forma de fazer ghosting com delicadeza

Se, há uns anos, surgiu a palavra ghosting como sendo uma tendência em que o namorado desaparecia do dia para a noite sem dar qualquer explicação, agora há uma forma mais ligeira deste comportamento. O soft ghost – que é como quem diz “desaparecer com delicadeza”.

A palavra inglesa ghosting deriva do termo ghost (fantasma em inglês) e serve para caracterizar o desaparecimento de um dos elementos do casal, levando ao fim da relação por falta de comparência. Já o novo termo de que falamos – o soft ghost – acontece quando alguém desaparece de forma mais suave, não deixando de responder a alguma mensagem, mas colocando apenas um like ou uma reação na resposta da outra pessoa.

Sendo mais vulgar na rede social Instagram, as mensagens diretas são também um meio possível para se fazer soft ghost a alguém. Basicamente, este comportamento caracteriza-se por alguém que responde a uma conversa apenas com um like ou uma reação, sem responder efetivamente com palavras.

Com apenas uma pequena pesquisa pelas redes sociais encontramos várias alusões a esta nova problemática: “[soft ghost] é quando ele responde apenas ao ‘gostar’ da sua mensagem. Tecnicamente, ele foi a última pessoa a interagir, mas você arrisca-se a mandar duas mensagens seguidas se ele não disser nada depois disso”, pode ler-se numa das explicações encontradas.

https://www.instagram.com/p/B0Resx-Fq8E/

“A resposta simples a isto é que nós somos animais desenhados para procurar prazer e fugir à dor“, explicou a especialista em encontros amorosos Chantal Heide, citada pela revista Life do HuffPost. “Eu vejo este tipo de comunicação com vários dos meus clientes. A forma como nos comunicamos mudou bastante desde que tentamos encontrar um equilíbrio entre a nossa vida no telemóvel e a vida real“, realça.

Para a especialista, esta é uma forma mais “suave” de rejeição, uma vez que acaba também por deixar uma ligeira “porta aberta” caso a pessoa queira voltar à comunicação. Segundo alguns especialistas citados pelo mesmo meio de comunicação, as pessoas que praticam este tipo de comportamento não são “tão frias ou calculistas” como as que simplesmente desaparecem, porque, ao pensarmos bem, esta é uma forma mais delicada de mostrar desinteresse.

Percorra a galeria de imagens acima para ler algumas declarações de testemunhos de pessoas que passaram pelo ‘ghosting’ e algumas reflexões do psicólogo José Carlos Garrucho sobre o termo.

Ghosting: ele foi comprar cigarros e nunca mais mandou mensagem

#delasexplica: o novo léxico do engate