
Foi à saída do desfile da criadora Micaela Oliveira, que decorreu no último dia do Portugal Fashion, na Invicta, que encontrámos Sónia Araújo. Prestes a estrear o seu novo programa de televisão – ‘Cosido à Mão’ -, a apresentadora, de 46 anos, falou-nos sobre a moda portuguesa (e deixou ainda uma dica de estilo para esta estação fria).
O que acha da moda nacional?
Está cada vez melhor. Sou completamente defensora dos criadores portugueses, acho que estamos a um nível muito bom.
Quem são os seus designers favoritos?
É sempre um bocadinho difícil destacar, dado que são tantos e todos tão bons. Mas claro que tenho que destacar Micaela Oliveira, porque já somos amigas de longa data e já vesti muitas coisas dela, e Miguel Vieira, de quem sou completamente fã. Mas há muitos nomes, não quero estar a particularizar.
Qual a tendência que vai adotar nesta estação fria?
Hoje em dia é permitida tanta mistura na moda, que é difícil destacar uma tendência, porque há muitas diferentes. Agora, o que gosto mesmo é de brincar com a roupa, mais do que fazia antes, arriscar mais nos coordenados, sem medos.
Qual é a peça-chave que não dispensa de ter no armário?
A peça que eu não dispenso mesmo, que é intemporal e que uso no verão ou no inverno, é um casaco de cabedal, dá com tudo.
Que dica de estilo deixa às nossas leitoras?
Quando vamos a uma loja e estamos indecisas entre escolher um coordenado ou outro, devemos tirar fotografias a nós próprias ou pedir a alguém para nos tirar uma fotografia com o telemóvel, porque é diferente aquilo que nós vemos ao espelho ou ver o coordenado numa imagem nossa. Ajuda bastante a decidir o que nos favorece mais, em termos de proporções e de conjugação de materiais.
Imagem de destaque: Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens.
Veja mais: