Sónia Ramos. Quem é a mulher que conquistou o mandato pelo PSD em Évora

Sónia Ramos
[Fotografia: PSD]

Era a cabeça de lista pelo PSD ao distrito de Évora e garantiu um lugar na Assembleia da República nestas Legislativas de 2022. A chegada de Sónia Ramos, atual vereadora da coligação liderada pelo PSD na Câmara Municipal de Estremoz, coincide com a não eleição de João Oliveira, líder da bancada parlamentar do PCP e que que substituiu – a par de João Ferreira – o secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa, na campanha e devido a uma intervenção cirúrgica de urgência à carótida interna esquerda.

Sónia Cristina Silva dos Ramos, 48 anos e técnica superior de Reinserção Social no Ministério da Justiça é também presidente da Distrital de Évora do PSD e fundadora, nessa capital de distrito, do Movimento das Mulheres Social Democratas, organização cujo núcleo está sediado em Estremoz.

A nova deputada eleita segura um dos três lugares da Assembleia da República pelo distrito de Évora. As outras duas posições reservadas para o círculo eleitoral voltaram a ficar na mão dos socialistas, agora com Luís Capoulas Santos e Norberto Patinho.

No passado, Sónia Ramos foi a cabeça de lista do PSD nas últimas legislativas no distrito de Évora, foi também um dos nomes avançados pelos sociais-democratas às Europeias, em maio de 2019.

Entre novembro de 2011 e dezembro de 2017 foi diretora Regional do Centro Distrital de Évora da Segurança Social, tem mestrado em Gestão e Políticas Ambientais e frequenta o doutoramento em Ciências da Educação, pela Universidade de Évora, recordam os media regionais.