Subir

Sonia Rykiel morreu aos 86 anos

A designer francesa que ficou conhecida como “Rainha das Malhas” morreu hoje com 86, depois de quase 20 anos a lutar contra a doença de Parkinson.

Sonia Rykiel nasceu em 1930, em Paris, e era a mais velha de cinco irmãs. Casou-se aos 23 anos com Sam Rykiel, de quem se veio a divorciar 15 anos depois. Foi durante o período em que esteve casada que Sonia começou a criar roupa, porque não encontrava nada de que gostasse durante a sua segunda gravidez. A partir daí decidiu comercializar algumas peças na loja do marido.

O conforto e a elegância foram desde sempre as duas maiores preocupações da designer francesa que ficou conhecida quando uma das suas camisolas de malha foi capa da revista ELLE.

Em 1968 abriu a sua primeira loja em Paris, mantendo-se como diretora criativa da marca até 1995, passando depois a presidente honorária até se retirar em 2009, ano em que foi ordenada pela Order of Légion d’Honneur como reconhecimento pelos seus 40 anos ao serviço da moda francesa.

A designer dos cabelos ruivos frisados foi hoje descrita, em comunicado, pelo presidente francês, como “uma mulher livre e uma pioneira”. François Hollande lembrou que Sonia “não inventou apenas um estilo, mas também uma atitude, uma maneira de viver e de ser, dando às mulheres a liberdade dos movimentos.” No comunicado emitido esta manhã, o político sublinhou ainda a paixão da estilista pela cultura: “[Sonia] não imaginava a moda sem estar relacionada à arte, que estava sempre presente nas suas criações. O seu estilo era conhecido em todo o mundo. Será lembrada como um símbolo da notável aliança entre a cor e a naturalidade, entre a fluidez e a leveza.”

 


Veja também a mais recente parceria da marca de Sonia Rykiel.


 

MBP